Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sofrer pode ser bom! Cientistas afirmam que chorar ajuda a perder peso

Cientistas afirmam que as lágrimas emocionais, ou seja aquelas que não são provocadas por dores físicas, acarretam uma série de benefícios para o corpo. Sim, é caso para dizer - 'tenta ver o lado positivo'.

Sofrer pode ser bom! Cientistas afirmam que chorar ajuda a perder peso
Notícias ao Minuto

08:00 - 02/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Chorar e perder peso

Quando alguém está triste é comum ouvir frases como 'vê o lado positivo da situação' ou 'não há nada que não tenha solução'. E ao que parece essas afirmações, que tantas vezes são verdadeiros clichés foram comprovadas por cientistas consultados pelo site Bright Side, que garantem que o sofrimento pode ser de facto muito bom para quem deseja emagrecer e para o sistema imunológico do corpo.

Os investigadores indicaram que as lágrimas emocionais – que ocorrem por exemplo como consequência de uma decepção e não no caso de dores físicas –, causam um pico nos níveis de cortisol, a hormona ligada ao stress. 

O choro afeta também as hormonas prolactina, leu-encefalina e adrenocorticotrófico, que são produzidos quando a pessoa está sob pressão. "Quando choramos, essas hormonas são libertadas e nosso nível de cortisol diminui. Como resultado, o corpo recebe o sinal de que não precisamos de reter gordura já que a situação stressante acabou", explica o Bright Side .

As vantagens do choro emocional

Outro estudo, realizado em 2012 na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e divulgado pelo jornal britânico The Mirror, destaca que chorar possui outros benefícios além de perder peso, como colaborar com o melhor funcionamento do sistema imunológico , diminuição do colesterol, o controlo da pressão alta e a redução da raiva e da ansiedade. 

"Substâncias químicas que se acumulam durante o stress emocional podem ser assim expelidas através do choro", diz o professor William Frey, que trabalhou na pesquisa, ao site britânico. "Sentimo-nos melhor depois de chorarmos".  

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório