Quando alguém está triste é comum ouvir frases como 'vê o lado positivo da situação' ou 'não há nada que não tenha solução'. E ao que parece essas afirmações, que tantas vezes são verdadeiros clichés foram comprovadas por cientistas consultados pelo site Bright Side, que garantem que o sofrimento pode ser de facto muito bom para quem deseja emagrecer e para o sistema imunológico do corpo.
Os investigadores indicaram que as lágrimas emocionais – que ocorrem por exemplo como consequência de uma decepção e não no caso de dores físicas –, causam um pico nos níveis de cortisol, a hormona ligada ao stress.
O choro afeta também as hormonas prolactina, leu-encefalina e adrenocorticotrófico, que são produzidos quando a pessoa está sob pressão. "Quando choramos, essas hormonas são libertadas e nosso nível de cortisol diminui. Como resultado, o corpo recebe o sinal de que não precisamos de reter gordura já que a situação stressante acabou", explica o Bright Side .
As vantagens do choro emocional
Outro estudo, realizado em 2012 na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, e divulgado pelo jornal britânico The Mirror, destaca que chorar possui outros benefícios além de perder peso, como colaborar com o melhor funcionamento do sistema imunológico , diminuição do colesterol, o controlo da pressão alta e a redução da raiva e da ansiedade.
"Substâncias químicas que se acumulam durante o stress emocional podem ser assim expelidas através do choro", diz o professor William Frey, que trabalhou na pesquisa, ao site britânico. "Sentimo-nos melhor depois de chorarmos".