Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Bomba relógio. Cinco remédios naturais que combatem o colesterol alto

Apesar de desempenhar funções extremamente importantes no organismo (conservação das membranas celulares, síntese da vitamina D e de vários hormonas esteroides, metabolismo de vitaminas lipossolúveis, entre outros), o colesterol pode ser um verdadeiro vilão para a saúde.

Bomba relógio. Cinco remédios naturais que combatem o colesterol alto
Notícias ao Minuto

08:00 - 31/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Colesterol alto

Cerca de 30% do colesterol no corpo humano vem da dieta, o restante é produzido pelo próprio organismo. O colesterol é um tipo de gordura e, como tal, não se dissolve no sangue. E é aí que está o perigo, pois esta gordura, ou lípido, pode alojar-se nas veias e artérias do corpo impedindo o devido fluxo sanguíneo e contribuindo para o estreitamento das artérias. Uma alta concentração de colesterol no sangue aliada a essa obstrução das artérias pode causar pressão alta, ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais

Um exame de sangue pode detectar os níveis de 'colesterol total' no sangue, os de colesterol de alta intensidade (HDL) e os de baixa intensidade (LDL).

O HDL é considerado o 'bom colesterol' porque é capaz de retirar o colesterol LDL, ou 'colesterol mau' das células facilitando a sua eliminação pelo organismo. Já o LDL ajuda a gordura a entrar nas células e a acumular-se nas artérias.

Remédios Naturais contra o colesterol

1. Dente-de-leão

O dente-de-leão é um ótimo remédio natural para aqueles que têm níveis elevados de colesterol, porque ajuda o fígado a remover o excesso de gordura. Esta planta por um lado favorece a eliminação do colesterol mau alto e por outro lado, reduz a sua absorção, devido à presença de fibras. 

2. Ómega 3

Os ácidos gordos ómega 3 são apelidados de essenciais por que o corpo não os sintetiza naturalmente, sendo necessário adquiri-los através da alimentação. Peixes de água fria, sementes de linhaça, chia, algas, soja, vegetais de folhas verdes (ainda que em pequenas quantidades), cereais como a aveia e frutos secos como nozes e avelãs contêm esta gordura benéfica. Ainda assim, para tomar suplementos de ómega 3 deve primeiro consultar um médico. 

3. Alcachofra

Conhecida para o tratamento do colesterol mau, a alcachofra é um alimento extremamente rico do ponto de vista nutricional. Um composto em forma de suplemento ou chá de alcachofra são ótimas opções para quem pretende baixar os níveis de gordura no sangue. 

4. Fermento de arroz vermelho

Graças à ação da levedura Monascus purpureus, o fermento de arroz vermelho é considerado um excelente remédio contra o colesterol. Considere tomar este suplemento. 

5. Alho

Este superalimento reduz os triglicéridos e o colesterol LDL em favor do HDL. Mas usá-lo como tempero pode não ser o suficiente para alcançar os resultados. Consulte um médico para a prescrição de um suplemento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório