Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Sintomas de défice de vitamina D: 6 sinais de alarme que não pode ignorar

Os sintomas de défice de vitamina D incluem cansaço excessivo e falta de ânimo – porém, é importante estar a par acerca de todos os sinais de aviso.

Sintomas de défice de vitamina D: 6 sinais de alarme que não pode ignorar

A falta de vitamina D pode ter efeitos sérios no organismo. O corpo humano produz vitamina D a partir do colesterol quando está exposto à luz solar.

Ainda assim, esta vitamina também pode ser adquirida através da ingestão de peixes gordos (salmão e sardinha, por exemplo) e de laticínios – ainda que seja extremamente difícil conseguir obtê-la unicamente a partir da alimentação.

A falta desta substância pode provocar fraqueza muscular, fadiga crónica e até problemas do foro mental.

Todavia, nem sempre é fácil discernir se estamos com défice de vitamina D, isto porque os sintomas apesar de graves são muitas vezes subtis.

Eis seis sinais de falta de vitamina D, que jamais pode ignorar:

1. Falta de ânimo

Pouca exposição solar resulta na produção deficitária do organismo da hormona da felicidade – cientificamente denominada de serotonina.

A seretonina é um neurotransmissor que regula o humor.

2. Fraturas ósseas

Se sofre constantemente de fraturas ósseas, tal pode ser um sintoma de défice de vitamina D.

Jennifer Giamo, nutricionista e personal trainer, disse à publicação Reader’s Digest: “A maioria dos indivíduos acredita que a falta de cálcio no organismo afeta a saúde dos ossos, o que é verdade”.

“Contudo, sem a vitamina D, o cálcio não é devidamente absorvido”, explica.

“A vitamina D, especificamente a D3, que aumenta a absorção de cálcio, é uma substância crítica na prevenção de ossos frágeis e quebradiços”, completa Jennifer Giamo.

3. Dores nos ossos e nas articulações

Devido à carência de vitamina D a saúde dos ossos pode ser altamente afetada, podendo causar dores intensas na estrutura óssea.

Segundo a rede de farmácias Hollant and Barrett, essa carência manifesta-se sobretudo através de dores nos joelhos e na coluna.

Aqueles que não adquirem a vitamina em doses suficientes correm um maior risco de virem a desenvolver raquitismo, problemas de costas e osteoporose.

4. Cabeça transpirada

Suar constante e excessivamente na zona da testa e escalpe é um sintoma comum.

Se sua regularmente apesar da sua temperatura corporal e nível de atividade serem normais, então poderá necessitar de mais vitamina D.

5. Cansaço excessivo e fadiga crónica

A sensação de cansaço em demasia é um sinal comum de défice desta substância. Todavia, trata-se sem duvida alguma um dos sintomas mais ignorados.

A sensação de fadiga crónica pode afetar significativamente a qualidade de vida dos indivíduos.

6. Feridas que demoram a cicatrizar

Se tem uma ferida simples ou um ferimento após ter sido submetido a uma cirurgia e que está a demorar mais tempo do que estava previsto a cicatrizar, tal pode dever-se à falta de vitamina D no organismo.

Esta vitamina é responsável por produzir os compostos cruciais que contribuem para a regeneração da pele, sendo assim extremamente importante para o processo de cura.

Pensa-se ainda que o nutriente seja essencial no controlo da inflamação e no combate a infeções.

De acordo com o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) é possível adquirir vitamina D através da exposição ao sol e do consumo de certos alimentos, e é ainda possível tomar suplementos para o efeito.

A NHS recomenda a obtenção de 10 microgramas de vitamina D por dia.

Se acha que está a sofrer com a falta deste nutriente fale com o seu médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório