Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Afinal, quantos minutos de sol devo apanhar por dia? E a que horas?

Necessitamos de 15 a 20 minutos de exposição solar entre as 10h e as 15h, pela angulação dos raios do sol na pele e por outras razões, sobretudo para produzir a quantidade de vitamina D que o organismo requer.

Afinal, quantos minutos de sol devo apanhar por dia? E a que horas?
Notícias ao Minuto

11:30 - 08/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Vitamina D

Para falar sobre a importância da vitamina D e principalmente, a relação desta com o sol, o 'Bom Dia Brasil', programa produzido pela rede televisiva Globo, entrevistou o comentador de saúde e médico Luís Fernando Corrêa.

De acordo com o especialista: "A hora certa do sol para fabricar vitamina D na pele é entre as 10h e 15h, exatamente aquela hora que é amplamente conhecida por ser perigosa. E é perigosa se a exposição for prolongada. Necessitamos apenas de 15 a 20 minutos de exposição durante esse horário, pela angulação dos raios do sol na pele e por outras razões, para produzir vitamina D o suficiente". 

E será que devemos aplicar protetor solar entre esses 15 a 20 minutos?

"Não. É justamente sem o filtro solar. Passados esses 15 a 20 minutos, aí sim, deve aplicar a loção. Essa é uma das razões porque tanta gente tem atualmente insuficiência de vitamina D. É verdade que a maioria dos indivíduos está a fazer um ótimo trabalho quando se trata de se proteger contra o risco de cancro da pele, agora, são necessários 15 a 20 minutos de exposição de braços, pernas e abdómen para fabricar a vitamina D necessária para o bem-estar do organismo", alerta o médico. 

Luís Fernando Corrêa sublinha ainda que também é possível adquirir alguma dessa vitamina através da alimentação, mas que a quantidade disponível é muito pequena. "Então, por exemplo, teríamos que tomar seis copos de leite por dia, todos os dias do ano. É muito complicado. Então, o sol é fundamental para a fabricação na pele", conclui. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório