Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Queda de cabelo? 6 sinais estranhos de que está com défice de vitaminas

As vitaminas, substâncias presentes em muitos alimentos, são fundamentais para a manutenção da saúde do corpo.

Queda de cabelo? 6 sinais estranhos de que está com défice de vitaminas
Notícias ao Minuto

09:00 - 01/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Défice de vitaminas

Optar por ingerir uma dieta rica alimentos processados e gordurosos, por exemplo, pode provocar o défice de vitaminas no organismo Este grave problema também pode acontecer devido a um sistema digestivo impróprio. As vitaminas com enzimas ajudam na libertação da energia no corpo, ajudando a manter as atividades químicas.

No total, existem 13 tipos de vitaminas: a tiamina, a riboflavina, a niacina, a vitamina B6 (piridoxina), a folacin, a vitamina B12 (cianocobalamina), o ácido pantotênico, a biotina, a Vitamina A, a Vitamina C, a Vitamina A, a Vitamina D, a Vitamina E e a Vitamina K. 

Quais são os principais sintomas de défice de vitaminas no organismo?

Os sinais de alarme vão desde gripes recorrentes, cãibras musculares regulares, psoríase, doença renal crónica, diabetes, asma, doença periodontal, doença cardiovascular, depressão e cancro.

Porém, muitas vezes essa carência manifesta-se através de outros sintomas menos óbvios e quando não tratados também potencialmente perigosos:

1. Braços, coxas e bochechas com bolinhas brancas e vermelhas

Se os seus braços, bochechas e coxas apresentam bolinhas brancas e vermelhas, semelhante a acne, tal é indicador de que o corpo está a emitir sinais de que está carente por vitaminas A e D. Aumente a ingestão de gorduras boas e elimine as gorduras saturadas e transgénicas da sua alimentação. Opte por consumir alimentos como sementes de chia, salmão, oleaginosas, sementes de linhaça, cenoura, pimento vermelho e batata.

2. Erupções cutâneas no rosto e queda capilar

Neste caso o mais provável é que não esteja a adquirir zinco suficiente. O défice desse nutriente também causa pele seca, hematomas e manchas vermelhas na derme. Ingira couve-flor, frutos secos, bananas, salmão, cereais integrais, abacate e outros. Além do zinco, esses sintomas também podem surgir devido à falta de vitamina B7, A, D, E e K.

3. Pele excessivamente pálida

Se a sua tez está muito pálida, é sinal de que o corpo necessita de vitamina B12. Consuma mais carne e frutos de mar. 

4. Rachaduras no canto da boca

Invista, especialmente, nas vitaminas B2, B3 e B12. Outra causa para o problema é a falta de zinco e ferro. Para combater esse problema, consuma tomate, salmão, atum, couve-flor, brócolos e lentilhas.

5. Pés e mãos dormentes, sensação de formigueiro

Quando o corpo não possui nutrientes suficientes, os nervos periféricos e que terminam na pele são os mais afetados, causando dormência e formigueiro. Essa condição é indicadora, sobretudo, de carência de vitaminas B6 e B12. Além disso, é provável que também sinta ansiedade, depressão, desequilíbrios hormonais, fadiga e anemia. Considere incluir feijão, ovos, espinafre, espargos, ervilhas e frutos do mar na sua alimentação. 

6. Lábios pálidos

Ter lábios pálidos mostra que o corpo necessita desesperadamente de ferro. Para obter a quantidade saudável desse nutriente basta consumir carne vermelha, brócolos, cereais, espinafres, frutos secos, cereais integrais e leguminosas. 

Como manter uma boa nutrição?

Uma nutrição saudável consiste em consumir alimentos igualmente saudáveis, como frutas, legumes, leguminosas, carne e peixe. Porém, a necessidade de cada organismo é diferente. Para entender melhor as necessidades do seu corpo é importante que consulte um médico especialista e realize exames de sangue. Desta forma será possível identificar quais as vitaminas de que o corpo precisa. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório