Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

Posso emagrecer com corrida? E quantos minutos por dia tenho de correr?

Especialistas apontam que perder peso através da prática da corrida, pode ser uma tarefa significativamente difícil.

Posso emagrecer com corrida? E quantos minutos por dia tenho de correr?
Notícias ao Minuto

08:00 - 04/08/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Corrida

"A única maneira de saber se correr pode ajudá-lo a perder peso é tentar”, diz Charlie Seltzer, dietista e fisiologista do exercício em Filadélfia, nos Estados Unidos. “Algumas pessoas podem correr 10 minutos três vezes por semana e perder peso. Mas, também há quem treine para triatlos e não emagreça, mesmo correndo muitos quilómetros por semana". 

Além disso, a perda de peso em geral é totalmente específica para cada um, com base no seu tipo de corpo, quanto necessitam de comer, quanto peso gostariam de perder e assim por diante. Mas como pode saber se vale a pena tentar emagrecer com a prática do running? Aqui estão as noções básicas para decidir se vai adotar essa modalidade ou não.

Então, quantos quilómetros necessito de correr para perder peso?

Primeiramente, teria que se comprometer com um padrão de treino rigoroso. Isto porque, se quiser perder, digamos, um quilo por semana, necessita de queimar mais de 500 calorias por dia. “Para fazer isso é provável que tenha que correr 45 minutos todos os dias da semana. Isso para uma mulher de aproximadamente 72 quilos”, diz Janet Hamilton, fisiologista do exercício, treinadora e fundadora da Running Strong (EUA).

Algo um pouco mais viável, como uma corrida de 30 minutos quatro dias por semana, queimaria cerca de 350 calorias por treino para a mesma mulher de 72 kg. “Isso levaria a uma perda de peso de cerca de 200g por semana”, diz Hamilton.

Há alguma desvantagem em correr para perder peso?

Não há necessariamente consequências negativas para a perda de peso, mas sim algumas coisas a reter. “Em primeiro lugar, saber que a maneira como seu corpo responde pode ser totalmente diferente da maneira como o da sua melhor amiga responde”, ressalta Seltzer. Isto porque o exercício pode ajustar a composição corporal, hormonas, metabolismo e apetite de maneira forma altamente individualizada – fatores que contribuem para a perda de peso.

Outro possível ponto: conforme faz sua rotina de corrida, o corpo pode reagir queimando menos calorias durante o resto do dia, a fim de manter a energia, segundo uma meta-análise publicada em 2018 no periódico científico Obesity Reviews.

Além disso, também pode dar-se um aumento do apetite. Um pequeno estudo de 2019 divulgado pela revista Physiology & Behavior descobriu que, após um treino cardiovascular de intensidade moderada durante cinco dias, por semana (para queimar 500 calorias por dia) em 12 semanas, mulheres com excesso de peso emagreceram e perderam gordura corporal, mas, no processo, os níveis de fome aumentaram e acabaram por ingerir mais calorias.

O dietista Charlie Seltzer aconselha assim que antes de iniciar a prática do running consulte um personal trainer e um nutricionista – que poderão traçar-lhe um plano de emagrecimento e treino adequado às suas necessidades.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório