Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 16º MÁX 26º

Fazer festas a cães e gatos por 10 minutos diminui níveis de stress

Voluntários que interagiram com cães e gatos registaram uma queda significatia nos níveis de cortisol - aquela que é denominada como a hormona do stress.

Fazer festas a cães e gatos por 10 minutos diminui níveis de stress
Notícias ao Minuto

08:00 - 27/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Cães e gatos

Investigadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, provaram que acariciar um cão ou gato ajuda a diminuir os níveis de stress dos indivíduos. Segundo a equipa, apenas 10 minutos de interação já foram suficientes para a queda dos níveis de cortisol — principal hormona ligada ao stress.

"Já sabíamos que os alunos gostam de interagir com os animais e que isso os ajuda a experienciar emoções mais positivas", disse Patricia Pendry, coautora do estudo, em comunicado. “O que queríamos aprender era se essa exposição ajudaria os alunos a reduzir o stress de uma maneira menos subjetiva. E foi isso que aconteceu. O que é empolgante porque a redução das hormonas do stress pode, ao longo do tempo, ter benefícios significativos para a saúde física e mental”.

O estudo contou com a participação de 249 alunos da universidade norte-americana, que foram divididos em quatro grupos para validar os resultados da experiência. De acordo com os cientistas, trata-se da primeira análise que demonstrou reduções nos níveis de cortisol dos alunos durante uma intervenção real, ao invés de um ambiente de laboratório.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório