Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

É pior dormir com fome ou é melhor comer à noite?

Comer ou não comer, eis a questão?

É pior dormir com fome ou é melhor comer à noite?
Notícias ao Minuto

22:00 - 23/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Comer à noite

De acordo com os especialistas, a resposta não é assim tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheio”, explica a nutricionista norte-americana Lisa Moskovitz. É difícil conseguir adormecer quando não consegue deixar de pensar no ‘buraco’ que tem no estômago. Contudo, alimentar-se muito tarde pode provocar danos no corpo.

“Comer antes de dormir causa má digestão, inchaço e sono inadequado. Consequentemente, tudo isso resulta em baixos níveis de energia e fadiga”, diz. Além disso, com o passar do tempo, noites mal dormidas facilitam o ganho de peso.

Então, o que devo fazer?

Para descobrir, meça a fome que sente numa escala de um a 10. Um significa que está satisfeito e 10 está com muita fome. “Se está acima de seis, é melhor comer um snack antes de dormir. Opte por algum que tenha menos de 200 calorias”, sublinha Moskovitz.

Se classificar a vontade de comer em cinco ou menos, “beba um copo de água ou um chá e vá dormir”, acrescenta. “Normalmente a vontade de comer após o jantar não é causada por uma fome verdadeira, mas por tédio ou stress”.

Todavia, se realmente sente fome à noite, opte por ingerir um alimento integral e de baixas calorias como uma tosta integral, cereais com bastantes fibras e poucos açúcares ou um iogurte magro (fonte de proteína). “Hidratos de carbono integrais ajudam a libertar serotonina no cérebro, o que faz com que se sinta calmo e pronto para ir dormir”, conclui Moskovitz.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório