Comer insetos pode prevenir cancro, garante um novo estudo

A alimentação sempre foi apontada como uma das melhores formas de prevenir o desenvolvimento de qualquer tipo de cancro. Agora, contudo, cientistas descobriram uma forma um tanto diferente de evitar a doença: comer insetos.

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
19/07/2019 10:00 ‧ 19/07/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Alimentação contra cancro

De acordo com uma pesquisa publicada no periódico científico Frontiers in Nutrition, investigadores da Universidade de Roma, em Itália, concluíram que alguns tipos de insetos, como formigas, larvas e gafanhotos, têm mais antioxidantes do que o sumo de laranja. Sendo assim, reduzem o desenvolvimento de radicais livres potencialmente perigosos no corpo, protegendo contra danos no ADN.

Insetos contra tumores

Os cientistas estudaram vários insetos mortos, incluindo formigas, gafanhotos e grilos. Testaram o pó para descobrir quantos antioxidantes – compostos como as vitaminas A, C e E e beta-caroteno – estavam presentes nesses bichos. Apenas as partes solúveis dos insetos foram usadas – as asas e ferrões foram primeiro retirados.

Os testes revelaram as larvas, lagartas africanas e cigarras gigantes tinham o dobro de antioxidantes, comparativamente ao azeite. Já o grilo e gafanhoto tinham cinco vezes mais antioxidantes que o sumo de laranja.

“Os insetos comestíveis são uma excelente fonte de proteína, ácidos gordos polisaturados, minerais, vitaminas e fibras”, disse o cientista Mauro Serafini, em declarações ao jornal britânico Daily Mail. “No futuro, poderemos também adaptar os regimes alimentares para a criação de insetos, a fim de aumentar seu conteúdo antioxidante para consumo animal ou humano”.

De acordo com Serafini, quase um quarto das pessoas no mundo já comem insetos. “O resto da população precisará de um pouco mais de incentivo”, brincou.

Leia Também: Os alimentos que ajudam a combater o stress, a ansiedade e a depressão

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas