Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Os estranhos hábitos alimentares que podem ser sinal de autismo

Entre eles estão a dificuldade para largar o biberão, hipersensibilidade à textura ou temperatura dos alimentos e guardar alimentos no bolso

Os estranhos hábitos alimentares que podem ser sinal de autismo
Notícias ao Minuto

15:00 - 11/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Autismo

Uma nova pesquisa apurou que comportamentos alimentares atípicos são sinais de que a criança pode ser autista.

Entre os hábitos estão: dificuldade para abandonar o biberão, hipersensibilidade à textura ou temperatura dos alimentos, recusa em aceitar mudanças na dieta, guardar alimentos no bolso em vez de os comer e preferências alimentares limitadas. De acordo com o estudo, publicado no periódico científico Research in Autism Spectrum Disorders, 70% das crianças dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam esses comportamentos – número 15 vezes mais alto, comparativamente a crianças que não desenvolvem a patologia. 

“Vemos crianças que continuam a comer comida para bebé ou que não experimentam texturas diferentes. Uma vez tratei uma criança que não ingeria nada além de bacon e chá gelado. Algumas delas sequer conseguem fazer a transição do biberão”, comentou Keith Williams, do Hospital Infantil do Estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, num comunicado

O especialista ainda explicou que, apesar de muitas crianças pequenas recusarem alimentos novos, o comportamento daquelas que têm autismo é mais severo. Isso porque geralmente continuam a ser extremamente seletivas com a comida enquanto outras crianças lentamente aceitam a adição de novos alimentos.

Como tal, os investigadores recomendam que os pais levem os filhos ao pediatra caso notem esses comportamentos. Dessa forma serão realizados os exames necessários para diagnosticar a condição. A equipa ainda destacou que esses sinais podem surgir a partir do primeiro ano de vida.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório