Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Doença bipolar. Sintomas de depressão, de mania e como lidar com condição

A Doença Bipolar, também conhecida como Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica que se caracteriza por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e 'mania'. Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável.

Doença bipolar. Sintomas de depressão, de mania e como lidar com condição
Notícias ao Minuto

08:00 - 05/07/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença bipolar

Estas flutuações de humor, energia e de níveis de atividade interferem com todas as tarefas quotidianas dos doentes.

A Doença Bipolar é diferente das normais flutuações nas emoções e humor que ocorrem normalmente ao longo do tempo, como se pode ler no site da rede de hospitais CUF. Nesta doença os sintomas são mais acentuados e extremos, prejudicando relacionamentos íntimos, o desempenho escolar e no trabalho, podendo inclusive levar ao suicídio.

Apesar de tudo, trata-se de uma doença que pode ser tratada e que é compatível com uma vida longa e produtiva.

Com frequência, a Doença Bipolar inicia-se na adolescência ou na fase de adulto jovem. Metade dos casos manifesta-se pela primeira vez antes dos 25 anos de idade. Contudo, esta doença pode começar mais cedo ou em fases mais tardias da vida.

Estima-se que cerca de 1% da população sofra desta doença, numa percentagem idêntica em ambos os sexos.

em Portugal as estatísticas apontam para cerca de 200 mil casos diagnosticados de doença bipolar. 

O que desencadeia o Transtorno Bipolar?

As causas do transtorno ainda não são bem conhecidas. Sabe-se que a predisposição genética é importante, embora não aconteça em todos os pacientes. Além disso, fatores ambientais ligados ao stress e uso de drogas podem desencadear a condição. Ou seja, se a pessoa já tem uma predisposição física, corporal e, tendo essa vulnerabilidade, pode ocorrer um episódio de mania ou depressão. 

Sintomas de depressão

Sentir-se apenas triste não é suficiente para diagnosticar o Transtorno Bipolar. Trata-se de uma tristeza profunda e intrínseca. 

O pensamento torna-se mais lento, as pessoas têm ideias pessimistas, ideias de culpa que não são verdadeiras, desânimo, apatia, desinteresse, falta de concentração, perda de apetite. O sono torna-se desorganizado e a pessoa acorda mais cedo que o habitual. O problema do episódio depressivo é o risco de suicídio. A pessoa pode ser invadida por um sentimento de que a vida não vale a pena, de que não há esperança de melhorar, ou fazer algo de positivo por si. 

Sintomas de mania

O paciente que está nessa fase da doença apresenta uma alegria excessiva, fora do normal. A pessoa tem uma sensação de felicidade intensa e ri desproporcionalmente sobre situações ou episódios que por si não têm graça. 

Ideias de grandeza e pensar que é melhor do que os outros também fazem parte dos comportamentos de quem sofre de bipolaridade. A pessoa também tem pensamentos e atitudes aceleradas, quer fazer muitas coisas ao mesmo tempo, tem pouca necessidade de sono, dorme poucas horas e não apresenta sonolência diurna. Devido a essa sensação, até de irritabilidade, começa a ter comportamentos menos corretos e até prejudiciais. 

Quem está a passar por um episódio maníaco tem tanta certeza de que é melhor do que os outros que se coloca em situações de risco. O paciente tem uma sensação de omnipotência, que pode gastar mais dinheiro do que poderia gastar, por exemplo, ou um comportamento sexual inadequado.

Tratamento da Doença Bipolar

O auxílio vai depender da fase do paciente. São episódios de mania alternados com depressão e muitas vezes o intervalo que a pessoa está no seu humor normal é o período ideal de tratamento. 

Na fase de mania, o paciente é tratado com antipsicóticos e estabilizadores de humor para tentar controlar esse episódio. Para a depressão, são utilizados medicamentos que não são necessariamente antidepressivos, mas alguns associados aos estabilizadores de humor. O objetivo é evitar que a pessoa tenha uma recaída para depressão ou euforia. 

Como devem agir os familiares

Assim como na maioria das doenças mentais, os familiares e amigos são imprescindíveis para a melhoria no quadro do paciente com Transtorno Bipolar. Para o psiquiatra, à medida que a família vai aprendendo mais sobre a doença, pode colaborar com o tratamento. Na medida que ao aperceberem-se quando o doente está numa fase de mania ou depressiva, podem e devem insistir que procure um psiquiatra para estabilizar o quadro. Fatores como o uso de drogas e sono irregular (por exemplo, se a pessoa dormir num horário diferente do habitual), podem desencadear um episódio bipolar. 

Leia Também - Onze sinais de que pode sofrer de depressão e as três principais causas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório