Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Medicina Interna reforça a importância da prevenção de doenças crónicas

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI) vai realizar este fim de semana a sua Festa da Saúde, uma iniciativa anual que engloba um conjunto de atividades dirigidas a toda a população que visam a promoção de um estilo de vida saudável e a prevenção de doenças crónicas evitáveis. Este ano o evento decorre no Parque Urbano de Santiago, em Viseu.

Medicina Interna reforça a importância da prevenção de doenças crónicas

�Portugal é atualmente um dos países europeus com maior índice de longevidade. Contudo, a população portuguesa apresenta poucos anos de vida saudáveis após os 65 anos, um cenário refletido na perda de qualidade de vida associada à presença de uma ou mais doenças crónicas na população idosa”, refere João Araújo Correia, presidente da SPMI. E acrescenta: “Segundo um relatório da Organização Mundial da Saúde, diversas doenças crónicas podem ser prevenidas, entre as quais 80 por cento dos casos de doença coronária, de AVC’s e de diabetes no adulto, e 40 por cento dos casos de cancro”.

Perante esta realidade, afirma ainda o internista, “a SPMI, este ano em parceria com a Câmara Municipal de Viseu, está comprometida em contribuir para que os portugueses vivam mais e melhor, e para isso a Festa da Saúde irá contar com um conjunto de atividades que visam a adoção de uma alimentação equilibrada, a prática de exercício físico regular, bem como a identificação e prevenção de variadas doenças”.

Durante os dois dias de evento, o Parque Urbano de Santiago, em Viseu, irá acolher espaços de rastreio e atendimento ao público (assegurados pelos núcleos de estudo da SPMI e por outras associações da área da saúde que marcarão presença), aulas de pilates e yoga, um show cooking com o Chef Diogo Rocha, uma sessão dedicada à história de vida de Carlos Lopes, campeão olímpico português em maratona, conferências sobre alimentação saudável, prevenção da doença cardiovascular, e o papel do munícipe na promoção da atividade física, jogos tradicionais, momentos musicais, e muito mais.

O programa completo da Festa da Saúde pode ser consultado aqui

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório