Meteorologia

  • 08 ABRIL 2020
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

Edição

Champô bomba de café: 5 benefícios e como acelera o crescimento dos fios

Entenda por que misturar o café no champô se tornou a nova 'febre' e saiba se o método é eficaz para fazer o cabelo crescer.

Champô bomba de café: 5 benefícios e como acelera o crescimento dos fios

A moda de utilizar pó de café como tratamento capilar ganhou força após um estudo da Universidade Lübeck, na Alemanha, divulgar que a cafeína pode auxiliar no tratamento da queda de cabelo estimulando o crescimento de novos fios.

“Quando realizámos a experiência de aplicar uma solução com cafeína nos folículos capilares fragilizados, notamos que a velocidade de crescimento aumentou em 25%”, explica Tobias U. Fischer, dermatologista do centro de estudos alemão. O estudo explica que a cafeína ativa um fator de crescimento que ajuda a prevenir que as células capilares morram ou entrem em estado de dormência.

Adianta colocar café no champô?

A cafeína funciona para estimular o couro cabeludo e fazer com que os fios cresçam mais, mas o café em pó…não!

Como assim?

O Jornal Internacional de Tricologia explicou que a cafeína capaz de ajudar no crescimento do cabelo é a cafeína anidra, ou seja, na sua versão pura sintetizada, sem água na molécula. Logo, o café em pó que temos em casa não trará resultados porque não contém a quantidade suficiente de cafeína capaz de garantir o efeito. Nem tomar 50 cafés por dia seria o bastante para o corpo absorver a quantidade necessária de cafeína para estimular o folículo capilar.

Então, como o café pode ajudar os fios?

É necessário um tratamento especial com uma fórmula ideal, como um champô manipulado. A boa notícia é que existe atualmente uma grande variedade de champôs que contêm café na sua fórmula, sendo que em Portugal estão sobretudo à venda em lojas de produtos capilares afro, mas não só. Entre esses champôs destacam-se por exemplo: o champô sólido da Lush Castanho Redondo com henna e café; o Real Natura champô Bomba Café; Novex Pra Bombar Café Shampoo ou o champô Plantur 39 de cafeína (este último vendido em farmácias).

Eis cinco benefícios de utilizar champô à base de café no cabelo:

Acelera o crescimento do cabelo: A cafeína auxilia no tratamento contra a queda de cabelo e ainda estimula o crescimento dos fios até cinco vezes mais rápido

Regeneração celular: devido à sua ação antioxidante, o champô de café promove um peeling capilar e a remoção das células mortas do couro cabeludo;

Melhora a circulação sanguínea: tal ocorre por causa da estimulação sanguínea que o champô de café promove no bulbo capilar e consequentemente os fios tendem a crescer mais rápido;

Melhora a distribuição dos nutrientes nos fios: a cafeína age nos fios de dentro para fora, fazendo com que as madeixas fiquem nutridas e saudáveis;

Diminuição da queda capilar: a cafeína é responsável por bloquear a hormoma (DHT), que age dentro dos folículos e causa a morte das células que produzem os fios.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo quarto ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório