Meteorologia

  • 17 JULHO 2019
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 19º

Edição

O leitor perguntou: Porque bocejam os animais?

O sono não será a principal razão para esta ação que também ocorre com os humanos.

Porque bocejam os animais? - O bocejo ocorre em praticamente todos os animais vertebrados, estando frequentemente associado à sonolência. Curiosamente, muitas espécies de pássaros abrem os bicos dando a impressão de que estão a bocejar, no entanto ainda não está provado que esse movimento conte com inalação e exalação de ar. Por sua vez, os pinguins incluem o bocejo no ritual de acasalamento. Já para os barulhentos papagaios, o bocejo serve como um sinal social. No mundo dos primatas, o bocejo é mesmo um sinal de sono. No entanto, esta ação também pode traduzir-se em mensagens sociais complexas, como por exemplo para demonstrar simpatia e agressão. E é preciso não esquecer, que o ato de bocejar pode ser contagioso. Entre os animais existem diversas criaturas que bocejam, até mesmo peixes e répteis. Na verdade, algumas cobras fazem-no logo após uma boa refeição (é uma forma de realinharem as mandíbulas depois de comerem).  Um estudo de 2014 sugere que a razão que leva os humanos a bocejar não está relacionada com o cansaço ou aborrecimento. Ao invés, bocejamos para refrescar o cérebro, o que nos permite pensar com mais clareza. Mas será que com os animais essa ação funciona da mesma forma? A ciência não consegue concordar com isso. Arrefecer o cérebro é apenas uma teoria. Outra hipótese refere que os animais bocejam para carregar os pulmões com mais oxigénio, quando existe muito dióxido de carbono acumulado ou quando os níveis de oxigénio estão baixos. Enquanto não existe uma explicação para esta ação entre os animais, que tal clicar na galeria e divertir-se com as adoráveis imagens destas criaturas a bocejar?

O bocejo ocorre em praticamente todos os animais vertebrados, estando frequentemente associado à sonolência. Curiosamente, muitas espécies de pássaros abrem os bicos dando a impressão de que estão a bocejar, no entanto ainda não está provado que esse movimento conte com inalação e exalação de ar. Por sua vez, os pinguins incluem o bocejo no ritual de acasalamento. Já para os barulhentos papagaios, o bocejo serve como um sinal social.

No mundo dos primatas, o bocejo é mesmo um sinal de sono. No entanto, esta ação também pode traduzir-se em mensagens sociais complexas, como por exemplo para demonstrar simpatia e agressão. E é preciso não esquecer, que o ato de bocejar pode ser contagioso.

Entre os animais existem diversas criaturas que bocejam, até mesmo peixes e répteis. Na verdade, algumas cobras fazem-no logo após uma boa refeição (é uma forma de realinharem as mandíbulas depois de comerem).

Um estudo de 2014 sugere que a razão que leva os humanos a bocejar não está relacionada com o cansaço ou aborrecimento. Ao invés, bocejamos para refrescar o cérebro, o que nos permite pensar com mais clareza. Mas será que com os animais essa ação funciona da mesma forma? A ciência não consegue concordar com isso. Arrefecer o cérebro é apenas uma teoria. Outra hipótese refere que os animais bocejam para carregar os pulmões com mais oxigénio, quando existe muito dióxido de carbono acumulado ou quando os níveis de oxigénio estão baixos.

Enquanto não existe uma explicação para esta ação entre os animais, que tal clicar na galeria e divertir-se com as adoráveis imagens destas criaturas a bocejar?

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório