Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Carnes brancas como frango tão más para colesterol como carnes vermelhas

Um novo estudo norte-americano, alerta que comer carnes brancas como frango ou peru pode ser afinal tão danoso para os níveis de colesterol como consumir carnes vermelhas.

Carnes brancas como frango tão más para colesterol como carnes vermelhas

De acordo com os cientistas, ambas as variantes de carnes são prejudiciais para o coração, contribuindo para a subida perigosa dos índices de colesterol. Elevando assim o risco de morte devido a doenças cardíacas.

Os investigadores defendem ainda que uma dieta sobretudo à base de vegetais é a mais aconselhável para quem pretende reduzir o colesterol e ficar mais saudável.

Anteriormente, a carne vermelha era vista como a grande culpada de doenças coronárias, e carnes como o frango ou peru eram consideradas uma opção saudável.

Todavia, a análise recente dos níveis de colesterol ‘mau’ (LDL) em voluntários que seguiram dietas que tinham como base carne vermelha, carnes brancas ou à base de vegetais, desmente em parte as inferências concluídas anteriormente.

O cientista sénior e líder do estudo Ronald Krauss disse, em declarações ao jornal The New York Times: “Quando planeámos este estudo, esperávamos que as carnes vermelhas tivessem um impacto mais significativo nos níveis de colesterol, comparativamente às carnes brancas”.

“Contudo, ficámos extremamente surpreendidos, ao detetarmos que tal não era simplesmente verdade, os seus efeitos na subida do ‘mau’ colesterol são idênticos ao nível de gorduras saturadas e o seu impacto negativo na corrente sanguínea”.

O cientista sublinhou ainda que outras fontes de proteína, tais como vegetais, laticínios ou leguminosas são mais benéficas para o colesterol.

A pesquisa realizada no Children’s Hospital Oakland Research Institute, na Califórnia foi publicada no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório