Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Na Semana do Ambiente, o Zoo dá as boas-vindas a três novas crias de Leão

O Jardim Zoológico apresenta três novas crias de Leão-africano e assinala esta semana em que se comemora o Dia do Ambiente e dos Oceanos, com atividades para todos os visitantes.

Notícias ao Minuto

15:47 - 04/06/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Jardim Zoológico

Entre os dias 5 e 10 de junho, o Jardim Zoológico assinala a Semana do Ambiente, com a apresentação de três crias de Leão-africano (Panthera leo). Com sete meses de idade, os verdadeiros 'Reis da savana africana', dois machos e uma fêmea, convidam os visitantes a visitar o Zoo e a desvendar curiosidades sobre a espécie ao mesmo tempo que participam nas atividades lúdico-pedagógicas que os irão inspirar para a conservação da natureza.

A chegada dos novos membros, aumenta para 10 o número de elementos do clã. As três crias serão amamentadas pela progenitora ao longo de cerca de dois anos aprendendo com o grupo, por observação e entre brincadeiras, a caçar, camuflar-se e a compreender a hierarquia estabelecida. De porte majestoso, o Leão-africano é o maior carnívoro do seu continente. O macho é maior e mais pesado do que a fêmea e exibe uma extensa juba que se começa a evidenciar a partir dos três anos de idade. Ambos os sexos, exibem um tufo de pelos na ponta da cauda, que utilizam na comunicação entre o grupo, além de expressões corporais e vocalizações que resultam em sonantes rugidos.

Corajoso e imponente, é símbolo de força e poder e por isso é muitas vezes representado em brasões, bandeiras e esculturas.

Classificada como 'Vulnerável' pelo IUCN (International Union for Conservation of Nature), a espécie encontra-se em acentuado declínio no habitat natural, devido à caça ilegal para obtenção de troféus, à fragmentação do habitat e à perseguição e caça levada a cabo por populações locais, pelo que a reprodução em parques como o Jardim Zoológico assume elevada importância.

Durante a Semana do Ambiente, as iniciativas começarão assim por marcar lugar junto aos Leões, pelas 10h15, com a presença de um biólogo que irá desvendar curiosidades sobre as mais recentes crias ao mesmo tempo em que decorrerá um 'Enriquecimento Ambiental' especial que estimulará os comportamentos naturais da espécie.

A 5 de junho (Dia do Ambiente), todos serão convidados a participar na atividade de plantação de salsa e manjericão, que será feita em vasos para os visitantes levarem para casa, visando aproximá-los da natureza. No dia 7 de junho, haverá espaço para um momento musical protagonizado por duas turmas vencedoras do concurso de escolas, no âmbito do Musical Infantil 'Zoo'.

No Dia dos Oceanos, dia 8 de junho, a oficina 'Estranhos habitantes de uma cidade de plástico', promoverá uma utilização consciente do plástico, a procura de alternativas ao mesmo e o reconhecimento de potencialidades criativas e expressivas no desperdício.

Durante a Semana do Ambiente, faça da conservação o seu rugido mais forte e visite o Jardim Zoológico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório