Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Fuma 'apenas' um cigarro por dia? Os riscos não são poucos...

Um novo estudo publicado no periódico científico BMJ revela que fumar apenas um cigarro por dia está associado a um risco significativo de doenças cardiovasculares: somente metade do risco de se fumar 20 cigarros diariamente.

Fuma 'apenas' um cigarro por dia? Os riscos não são poucos...
Notícias ao Minuto

14:30 - 17/05/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Fumar

Os investigadores defendem que os novos dados devem servir de alerta para fumadores ocasionais e profissionais de saúde que acreditam que fumar pouco acarreta danos diminutos para a saúde.

Os autores da pesquisa defendem assim que os fumadores abandonem de vez o vício do tabaco em vez de reduzirem o número de cigarros que consomem, de modo a diminuir o risco de ataque cardíaco ou de AVC.

Anteriormente, outros estudos já haviam apontado que fumar entre um a cinco cigarros diariamente está associado a um risco significativo de desenvolvimento de doenças do coração. Uma equipa de investigadores do UCL Cancer Institute da University College London, no Reino Unido, analisou os dados de 141 estudos e estimou os riscos relativos de se fumar 1,5 ou 20 cigarros por dia.

Os investigadores concluíram que os homens que fumam um cigarro por dia têm um risco de 46% de doenças cardíacas e de 41% do risco de derrame de quem fuma 20 cigarros por dia – muito mais que os 5% esperados.

Já entre as mulheres, as que fumam um cigarro por dia têm 31% do risco de doenças cardíacas e 34% do risco de AVC de quem fuma 20 cigarros por dia. Na nova análise, o risco de doenças cardíacas entre as mulheres mais que dobrou com um cigarro por dia.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório