Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Sabe lavar os dentes? Os 11 erros que provavelmente está a cometer

‘Como assim, não sei lavar os dentes?’, a verdade é que para a maioria dos indivíduos trata-se de uma ação quase inata e que remete logo aos primeiros anos de vida. Ainda assim, provavelmente há certas coisas que faz que não são as mais indicadas...

Sabe lavar os dentes? Os 11 erros que provavelmente está a cometer

Desde não escovar os dentes por tempo suficiente ou esquecer-se da língua – eis os 11 erros que pode estar a cometer quando se trata de manter uma ótima higiene bucal.

1. A sua escova não tem cerdas macias Quando adquiriu a sua escova de dentas na embalagem estava escrito ‘macio’ ou ‘extra macio’? Se a resposta é não, então comprou a escova errada. Cerdas duras podem enfraquecer o esmalte dos dentes. Outro detalhe importante está na cabeça, que deve ser pequena o suficiente para alcançar facilmente todos os dentes.

2. Escovar e segurar a escova com muita força Escovar os dentes como se estivesse a encerar o chão não é uma boa ideia. Além de causar danos no esmalte, a força exagerada pode ferir as gengivas e levar até à recessão gengival

3. O ângulo está errado Acredite. O ângulo com que apoia a escova sobre a superfície dos dentes pode fazer toda a diferença. O ideal? Segurar a escova com uma inclinação de 45 graus em relação ao dente. Em seguida, escove um dente de cada vez fazendo sempre movimentos circulares na parte externa e interna dos dentes.

4. Não prestar atenção ao que está a fazer Quando está a lavar os dentes foque-se apenas nessa ação. Ao invés de verificar o Instagram ou caminhar pela casa, preste atenção e tenha a certeza que escova todos os dentes (e de forma correta!), principalmente os que ficam no fundo da boca.

5. O tempo de escovação não é suficiente Uma boa escovação não acontece em menos de dois minutos.  Este tempo consegue garantir uma ótima higienização bucal. Olhe para o relógio.

6. Esquecer-se da língua A língua é uma das grandes causas do mau hálito por causa de todos os micróbios e restos de comida que ficam presos nesse ógão. Estudos mostram que apenas escovar a língua pode reduzir o mau hálito em até 70%.

7. Não lavar os dentes antes de ir dormir Lembre-se: as bactérias e placas permaneceram tudo todo o dia escondidas entre a dentição provocando danos.

8. Não usar fio dental  Mais importante até que escovar os dentes, passar o fio dental é essencial. O esconderijo preferido das bactérias são os espaços entre os dentes, e é justamente esse o local onde as cerdas da escova não alcançam.

9. Usar uma escova velha Cerdas desgastadas e velhas são menos eficazes na limpeza e ainda prejudicial para os dentes. Além disso, as cerdas rachadas ou quebradas são um paraíso para as bactérias. Troque a escova a cada três ou quatro meses.

10. Limpe a escova de dentes Limpe a escova com frequência e esta durará por mais tempo. A melhor maneira de higienizá-la é lavar bem com água corrente e armazená-la na posição vertical para uma secagem mais rápida.

11. Usar escovas alheias O seu corpo não está preparado para lutar contra os germes de outra pessoa. Portanto, usar a escova de dentes do namorado ou da sua melhor amiga aumenta o risco de infeções e de doenças.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório