Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Não consegue emagrecer? 5 alimentos que 'escondem' altos níveis de açúcar

É consenso entre médicos e pacientes que a ingestão excessiva de açúcar é extremamente prejudicial para a saúde, contribuindo para o aparecimento de várias doenças e sobretudo de obesidade.

Não consegue emagrecer? 5 alimentos que 'escondem' altos níveis de açúcar

Todavia, o que pouca gente sabe é que alimentos que aparentemente são vendidos como ‘saudáveis’, na verdade, contêm altas doses de açúcar.

De acordo com uma pesquisa realizada por cientistas norte-americanos e publicada em 2012, o consumo mundial de açúcar triplicou nos últimos 50 anos e já foi associado à subida exponencial do desenvolvimento de inúmeras doenças, como obesidade, diabetes e cancro.

Em resposta a este flagelo, uma nova campanha da ONG ‘Action on Sugar’ elaborou uma lista em que figuram alguns alimentos que ‘escondem’ grandes quantidades de açúcar.

Conheça, a seguir, cinco desses alimentos:

1 - Alimentos com 0% de gordura

Alimentos com 0% de gordura não possuem, necessariamente, 0% de açúcar. Sendo este o caso dos iogurtes.

Nesses alimentos, o açúcar normalmente é adicionado para dar sabor e cremosidade ao produto quando a gordura é removida.

Um iogurte de 150 gramas com 0% de gordura pode ter, por exemplo, até 20 gramas de açúcar – o equivalente a cinco colheres de chá, alerta a Action on Sugar.

Esse valor equivale à metade da quantidade diária de açúcar recomendada para mulheres, que é de 50 gramas. Nos homens, a taxa diária é um pouco superior, de 70 gramas.

2 – Polpa de tomate

Uma polpa de tomate feita a partir de tomates frescos possui inúmeros nutrientes, mas aquelas compradas nos supermercados, normalmente enlatadas, podem estar repletas de açúcar.

O ingrediente é normalmente adicionado para que a polpa fique menos ácida. Um terço de uma lata de 150 gramas, por exemplo, pode ter até 13 gramas de açúcar, valor equivalente a três colheres de chá.

3 – Maionese

Produtos que contenham maionese são inimigos de quem quer combater o consumo excessivo de açúcar. Uma colher pode conter até quatro gramas do ingrediente.

4 – Água

Como assim água?! Ora, depende do tipo. Alguns tipos de ‘águas vitaminadas’ têm adição de açúcar. Um copo de 500 ml de algumas marcas pode conter até 15 gramas de açúcar, o equivalente a cerca de quatro colheres de chá, diz a Action on Sugar.

5 - Pão

O pão é um dos alimentos que ‘esconde’ açúcar, destaca a ONG. Uma fatia de pão processado pode ter, em média, até três gramas de açúcar.

O açúcar presente no pão, aliás, é normalmente formado no processo natural de fermentação, mas também pode ser adicionado durante a fabricação do alimento.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório