Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

O que os macacos do nariz têm a dizer sobre a sua saúde?

Embora os médicos raramente façam diagnósticos de doenças baseados na observação dessa secreção, o muco que produzimos pode revelar algumas coisas a respeito da nossa saúde.

O que os macacos do nariz têm a dizer sobre a sua saúde?
Notícias ao Minuto

14:30 - 23/04/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle A ciência explica

Uma equipa de investigadores do centro de investigação médico norte-americano Cleveland Clinic desenvolveu um peculiar e surpreendente infográfico no qual explicam o que a cor dos macacos do nariz pode significar.

Saiba mais:

Transparente

Sinal: tudo normal

Um adulto produz, em média, 1,7 litro de muco diário. Composto principalmente por proteínas, anticorpos, água e sais diluídos. A sua principal função é manter as fossas nasais lubrificadas e agregar humidade ao ar que respiramos, e boa parte dessa secreção acaba por descer pela garganta até chegar ao estômago, onde é dissolvida.

Branco

Sinal: congestão nasal.

Quando sofremos com gripes ou infeções nasais, os tecidos que revestem as narinas incham e inflamam, dificultando o fluxo do muco, que, por sua vez, perde parte da sua humidade e torna-se esbranquiçado e mais espesso.

Amarelo

Sinal: constipação ou infeção em progresso.

Digamos que a congestão nasal piorou e a constipação chegou para ficar. Isso faz com que o organismo mobilize o sistema imunitário para combater a infeção, enviando um exército de células até ao foco do problema. Entre essas células estão os glóbulos brancos que, posteriormente são eliminados através do muco, conferindo à secreção uma coloração amarelada.

Verde

Sinal: sistema imunitário comprometido.

Após um longo período de batalha — as constipações costumam durar entre 10 e 14 dias —, o muco pode tornar-se progressivamente mais espesso e cheio de células e outros vestígios do combate, adotando uma tonalidade esverdeada.

Rosado ou vermelho

Sinal: sangue.

Apesar do macaco rosado ou vermelho indicar a presença de sangue na secreção, não há motivo para entrar em pânico. Tal pode ser consequência de pequenas fissuras no tecido que reveste a cavidade nasal — geralmente provocadas por secura ou alguma irritação.

Castanho

Sinal: depende...

Quando o muco apresenta uma cor acastanhada, existe a possibilidade de que contenha sangue — o que significa que este caso é semelhante ao descrito no item anterior. Mas se não se tratar de sangue misturado à secreção, a tonalidade estranha pode ser resultado de algo que foi inalado, como terra ou pó.

Preto

Sinal: depende...

Fumadores e usuários de drogas podem apresentar muco de cor preta. No entanto, se esse não for o caso, a secreção com essa coloração pode ser indicativa de uma infeção séria causada por fungos. Sendo assim, em qualquer das três opções — cigarro, drogas ou infeção —, procure a ajuda de um médico!

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório