Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

O leitor perguntou: Por que ouvir água a correr dá vontade de fazer xixi?

A água do chuveiro, a fonte do aquário na sala de espera no dentista ou a água que corre no lava loiças. O que essas três coisas têm em comum? Água em movimento. E o que água em movimento faz à maioria das pessoas? Provoca aquela vontade quase incontrolável de fazer xixi – mas por que será?

O leitor perguntou: Por que ouvir água a correr dá vontade de fazer xixi?

A resposta para tal remete ao que os urologistas e psicólogos chamam de ‘poder de sugestão’, que nada mais é do que uma associação feita pela mente humana ao ouvir o barulho da água, que paralelamente é semelhante ao som que produzimos quando urinamos, e consequentemente nos leva a pensar ‘talvez precise mesmo de fazer xixi – já!’, como explica a publicação Mega Curioso.

Essa associação ocorre de modo inconsciente no cérebro e é denominada de ‘resposta condicionada’, que é também o que faz por exemplo com que um cão comece a salivar se lhe mostrar um pedaço de carne. Pode parecer algo óbvio, mas essa ideia foi originalmente estudada a fundo pelo investigador Ivan Pavlov.

A carne, o sino, a água e o xixi

No século XIX Pavlov resolveu testar qual seria a reação de um cão perante um bife. Sistematicamente durante a experiência o cão salivava e manifestava uma clara vontade de devorar aquele pedaço de carne. Acontece que, sempre que o animal via a carne, Pavlov tocava um sino. Após algum tempo, bastava apenas ouvir esse toque, sem que a carne fosse servida, para que o cão começasse a salivar e a sentir vontade de comer. Eis mais um caso de resposta condicionada.

Possivelmente é pelo mesmo motivo que nós, 'animais humanos', associamos barulhos de água corrente com o ato de urinar e, por causa disso, ficamos subitamente com vontade de fazer xixi.

A verdade é que essas relações são teóricas por enquanto, afinal a ciência ainda não estudou a fundo essa questão, mas sabe-se que existe, sim, a relação entre uma coisa e outra. Alguns cientistas vão ainda mais além e sugerem que o ato de apenas ver paisagens de oceanos ou lagos já estimula suficientemente o cérebro de forma a que experienciemos uma vontade incontrolável de urinar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório