Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

Superpoderes. Comer um abacate por dia faz isto ao seu corpo

“O abacate engorda”: esta talvez seja a falsa afirmação que mais leva algumas pessoas a evitarem comer regularmente esta fruta.

Superpoderes. Comer um abacate por dia faz isto ao seu corpo

Não, o abacate não engorda, pelo contrário é um alimento saciante que ajuda a controlar a fome, além de ser uma fruta super saudável, repleta de nutrientes e antioxidantes.

Agora, um novo estudo revela que comer um abacate por dia pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares devido ao seu alto teor de gordura mono-insaturada (ou seja, as chamadas gorduras boas).

A pesquisa conduzida pela Pennsylvania State University, nos Estados Unidos, e publicada no periódico científico Journal of the American Heart Association, comparou os efeitos dos diferentes tipos de dietas sobre o colesterol. Analisando uma amostra de 45 pacientes obesos, de idades compreendidas entre os 21 e 70 anos, e que por duas semanas seguidas seguiram uma dieta normal.

Nas subsequentes cinco semanas, os pacientes foram divididos em três grupos: o primeiro, seguiu uma dieta de baixo teor de gordura, enquanto que o segundo e o terceiro grupo, consumiram gorduras de forma moderada. Porém, um destes grupos foi instruído para comer um abacate por dia.

O resultado surpreendeu os próprios investigadores: aqueles que haviam ingerido abacate diariamente apresentaram uma redução do LDL (o colesterol mau) em 13,5mg/dl; o outro grupo que seguiu uma dieta com a ingestão moderada de gordura, teve uma redução de 8,3 mg/dl no LDL, enquanto que o primeiro grupo (que seguiu a dieta com baixo teor de gordura) reduziu o LDL em apenas 7,4 mg/dl.

Para a líder do estudo Penny M. Kris-Etherton "Tal comprova que o consumo de ácidos graxos mono-insaturados fornecidos pelo abacate pode reduzir drasticamente o colesterol mau”.

A fruta extremamente versátil pode ser consumida por si só, em saladas temperadas com azeite, sal e limão; em sumos ou até no pão.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório