Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Usar a escova de dentes para acabar com a celulite? Sim, é possível

São muitas as mulheres que travam uma luta tantas vezes inglória contra a celulite e agora há um novo método que promete combater o problema. Nada mais nada menos do que esfregar a escova de dentes na pele, mas será que realmente funciona?

Usar a escova de dentes para acabar com a celulite? Sim, é possível

E se lhe dissermos que esfregar uma escova na pele pode ajudar a tratar celulite e aumentar o fluxo sanguíneo?

Segundo a versão brasileira da revista Women’s Health, o método dry brushing (escovação a seco) é, na verdade, uma prática de beleza adorada por artistas e personalidades famosas. Atrizes como Gwyneth Paltrow, juram que o económico tratamento é realmente eficaz.

Então, o que exatamente é o dry brushing?

Basicamente, é o que parece. “Essa escovação a seco é um tratamento que utiliza esfoliações corporais firmes para ajudar a retirar as células mortas da superfície da pele”, diz o dermatologista norte-americano Joshua Zeichner. “O procedimento também ajuda a melhorar a drenagem linfática e a circulação”, acrescenta.

Dá realmente para notar benefícios?

O principal benefício é a esfoliação. “A escovação a seco melhora a aparência da pele, removendo as camadas superiores, células mortas e revelando assim uma derme saudável”, aponta o dermatologista Dendy Engelman.

Sobre a celulite, a profissional diz que pode mesmo ajudar. “Basicamente, esses furinhos aparecem quando as bolsas de gordura corporal são empurradas contra o tecido conjuntivo vertical em torno das células de gordura”, explica. Tal coloca pressão no tecido conjuntivo, que por fim empurra a gordura contra as camadas superiores da pele. A escovação a seco ajuda a promover circulação e drenagem linfática, o que ajuda a reduzir a inflamação e fortalece o tecido conjuntivo. Isso tudo, então, minimiza a aparência da celulite.

Mas há alguma desvantagem em usar a escovação a seco?

“Deve evitar essa técnica se tiver pele seca, sensível ou se sofrer de eczema”, orienta Zeichner. “Quando a barreira da pele é interrompida, pode provocar irritação, inflamação e aumentar secura da derme”, completa.

“E se quiser ver resultados (especialmente para celulite), tem que escovar todos os dias”, diz Engelman. “Qualquer efeito da escovação a seco é de curta duração e quando o tratamento parar, a celulite voltará”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório