Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

'O Jantar do Ano' apresenta os chefs Henrique Fogaça e Thiago Castanho

Os dois chefes brasileiros juntam-se a Justa Nobre, Vítor Sobral, Henrique Sá Pessoa e João Rodrigues para o espetáculo gastronómico do ano que vai acontecer a 4 de maio, em Lisboa.

'O Jantar do Ano' apresenta os chefs Henrique Fogaça e Thiago Castanho
Notícias ao Minuto

15:32 - 09/04/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Gastronomia

Depois de meses de suspense, estão revelados os chefes internacionais da próxima edição d’O Jantar do Ano, o espetáculo gastronómico apresentado pela Adega Mayor reúne o melhor da gastronomia portuguesa. Aos chefes nacionais Justa Nobre, Vítor Sobral, Henrique Sá Pessoa e João Rodrigues, juntam-se agora os chefes internacionais Henrique Fogaça e Thiago Castanho. O entretenimento e a componente de espetáculo ficam a cargo de Paulo Magalhães, responsável por eventos como a Expo98 ou o Festival Eurovisão da Canção.

Os dois chefes partem do Brasil para abraçar esta aventura gastronómica, trazendo consigo o toque amazónico que vai personificar de forma única o conceito “selva de imprevistos” e o ambiente exótico planeado para a noite d’O Jantar do Ano. Envolta em mistério e repleta de surpresas, esta noite vai assumir-se como um grande show que promete elevar um jantar sentado com pratos de chefe e requinte internacional a uma experiência de entretenimento.

O Chefe Henrique Fogaça tornou-se muito carismático no Brasil devido à mistura de Rock’n’Roll, motas, tatuagens e panelas, e a participação no programa ‘Masterchef Brasil’ fê-lo uma estrela da gastronomia brasileira, depois de um percurso conturbado que o levou até à cozinha. “Estou muito feliz por poder cozinhar com grandes chefes portugueses e por representar a culinária brasileira em Lisboa”, refere Henrique Fogaça.

Já o Chefe Thiago Castanho é conhecido por ter dado uma nova vida à cozinha tradicional amazónica, confecionando pratos que incluem vegetais, legumes e peixes nativos da região norte do Brasil. Também é um rosto assíduo da TV brasileira ao apresentar o programa ‘Cozinheiros em Ação’. “É uma grande honra ser um dos convidados d’O Jantar do Ano num país pela qual sou muito apaixonado. Já trabalhei há anos com o Vitor Sobral, já assinei azeite de produtor local e o cardápio de vôo, com certeza vai ser inesquecível!”, diz o chefe Thiago Castanho.

Francisco Mello e Castro, promotor d’O Jantar do Ano, considera que o convite a chefes internacionais contribui ainda mais para proporcionar uma experiência única aos convidados. “A partir de agora, todas as edições d’O Jantar do Ano vão assumir um tema e estar envoltas em mistério pelo que, nesta edição de arranque do novo conceito, nos fez todo o sentido juntar forças com o Brasil, o nosso país irmão, e trazer para esta experiência dois dos melhores chefes brasileiros. Estamos confiantes de que vão contribuir para promover o conceito exótico ainda mais, proporcionado uma noite repleta de exotismo e de muitas surpresas”.

O Jantar do Ano acontece a 4 de maio, em Lisboa, num lugar que permanece no 'segredo da selva'. Os bilhetes estão à venda no site. A atriz Cláudia Vieira é a embaixadora desta noite e, além da Adega Mayor, O Jantar do Ano conta ainda com o apoio da Carte D’Or, Delta Q, Estrella Damm, Makro, Multilem e Oliveira da Serra, que saem do rodapé para participar de forma ativa neste espetáculo gastronómico, com diferentes dinâmicas e surpresas.

Sobre o chefe Henrique Fogaça:

Rock’n’roll, motas, tatuagens e panelas. Uma combinação inusitada que define o Chefe Henrique Fogaça. Vocalista de uma banda de hardcore, está à frente dos restaurantes Sal Gastronomia, Cão Véio, Jamila e Sal Grosso, o seu mais novo empreendimento. Lugares distintos, mas carregados da sua personalidade.

Nascido em Piracicaba, São Paulo, e criado em Ribeirão Preto, São Paulo, Henrique Fogaça desenvolveu integralmente a sua carreira em São Paulo. Depois de se aventurar nos cursos de Arquitetura e Comércio Exterior, foi encontrar a sua vocação no curso de Chef Executivo de Cozinha da FMU.

Ao longo da sua carreira, vendeu sanduíches numa carrinha em São Paulo, estagiou com Alex Atala (D.O.M e Namesa) e na sequência abriu o seu próprio restaurante, o Sal Gastronomia.

Hoje, está a frente de um dos programas de maior audiência da TV brasileira, o ’Masterchef’, e mesmo com a loucura das gravações continua dividindo os minutos preciosos entre a televisão, cozinha, produtos, banda e, claro, a família.

Sobre o chefe Thiago Castanho:

À frente dos restaurantes Remanso do Bosque e Remanso do Peixe, em Belém, Brasil, e do programa ‘Cozinheiros em Ação’, do canal GNT, o chefe paraense apresenta receitas que representam a cultura da Amazônia.Depois de formado pelo Senac em Campos do Jordão, São Paulo, Thiago decidiu voltar para a sua cidade natal, no Pará, e colocar em prática tudo que aprendeu, dando continuidade ao trabalho realizado pela família Castanho, de valorização dos ingredientes e produtores locais, mostrando ao mundo o Brasil do Norte.

Voltou o seu olhar para a tradição da cozinha amazônica e as suas receitas representam a cozinha do paraense, com pratos típicos e fartos, ideais para compartilhar, e criações que unem a inspiração de outras culturas aos ingredientes amazônicos. Nas suas receitas, Thiago combina a cozinha tradicional com técnica e criatividade e mantém um forte trabalho de pesquisa de ingredientes em cidades da região Norte do país. Os seus pratos possuem particularidades regionais, desde o uso de vegetais e frutas como açaí, cupuaçu, bacuri, e piquiá, até os peixes nativos como pirarucu, tucunaré e tambaqui.

Aos 30 anos, é um dos maiores nomes da gastronomia nacional e segundo o jornal The New York Times é o mais inovador chefe do Brasil, fazendo renascer a cozinha amazónica. Desde 2017, apresenta o programa ‘Cozinheiros em Ação’, no canal GNT, e em 2014 lançou o livro “Cozinha de Origem”, escrito em parceria com a jornalista Luciana Bianchi e com apresentação do sociólogo, antropólogo e escritos Carlos Alerto Dória.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório