Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 14º

Edição

Restaurante The Yeatman: Uma viagem à essência pela mão do Chefe Ricardo

Evoluir na continuidade. O restaurante do The Yeatman mantém-se fiel à sua essência e à visão do Chefe Ricardo Costa: uma cozinha de respeito pelo legado da gastronomia portuguesa, pelo produto e pela natureza.

Restaurante The Yeatman: Uma viagem à essência pela mão do Chefe Ricardo - A cada nova temporada, um desafio de superação. O restaurante do The Yeatman, único do norte do país premiado com duas Estrelas Michelin, reabre com uma nova experiência gastronómica, que é reflexo da sua filosofia:  uma viagem à essência, à origem, às técnicas tradicionais e aos sabores que formam parte do imaginário português à mesa, sempre com um profundo respeito pelo produto e pelos ciclos da natureza. 

Notícias ao Minuto

10:45 - 19/03/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Está convidado

A cada nova temporada, um desafio de superação. O restaurante do The Yeatman, único do norte do país premiado com duas Estrelas Michelin, reabre com uma nova experiência gastronómica, que é reflexo da sua filosofia:  uma viagem à essência, à origem, às técnicas tradicionais e aos sabores que formam parte do imaginário português à mesa, sempre com um profundo respeito pelo produto e pelos ciclos da natureza. 

Quando ouvimos o Chefe Ricardo Costa falar da nova carta, ecoa a palavra 'consistência'. Ano após ano, tem garantido a solidez da sua equipa, que permanece quase intacta nos últimos dois anos. “É uma evolução, na continuidade. Criamos uma cultura interna, em que todos crescemos e aprendemos juntos, partilhando os mesmos princípios e uma mesma visão. Na criação de uma enova carta, todos participam, todos fazem parte do processo”.

A nova experiência gastronómica do The Yeatman é, por isso, uma expressão apurada desta evolução. Ao longo de oito pratos, o Chefe Ricardo Costa e a sua equipa guiam-nos por uma viagem, no tempo e no espaço, que despoleta sensações e memórias. Da terra ao mar, os produtos da estação são trabalhados com minúcia para fazer sobressair a sua mais pura essência.

Outra das características que se evidencia na cozinha do The Yeatman é a descomplexa relação com a simplicidade. Desde os snacks de comer à mão à autenticidade que mantém nos produtos e nas receitas, rompem-se formalismos e despertam-se os sentidos. 

Começamos com um mergulho no oceano Atlântico, pelos sabores do Ouriço do Mar, em que a ligação com os sabores do oriente evoca as rotas dos descobrimentos, que estão na base da cozinha de fusão. Segue-se uma versão de Camarão da Costa, um dos petiscos favoritos do Chefe, com xerém e coentros, que diverte pelos apontamentos de ovos em nitro. Descendo pela costa, servem-se Chocos em tinta, acompanhados por talharim e pérolas fritas.

O menu evolui depois para os ícones da gastronomia portuguesa. Aproveitando a dádiva da estação, que o Chefe considera “ser a mais inspiradora pela enorme diversidade e riqueza”, o prato de Lampreia é uma homenagem às duas técnicas tradicionais: em arroz e à bordalesa. Segue-se o já clássico Leitão do The Yeatman, uma receita apurada no produto e na técnica que permite expressar o sabor e textura do típico Leitão da Bairrada, acompanhado por sabores tropicais de manga, coco e chili. E, por fim, o Boi Nacional, um prato que representa o respeito do Chefe pelo produto e a sua origem, acompanhado por cebolinha, tupinambo e molho de Civet. 

Chegamos depois às sobremesas, onde o produto é exponenciado em toda a sua versatilidade de cor, sabor e texturas. Primeiro os mirtilos, depois a laranja sanguínea, são apresentados em diferentes versões e abordagens, numa expressão ímpar de criatividade e sofisticação da técnica.

A experiência gastronómica do The Yeatman tem o complemento perfeito na seleção vínica. Com uma das mais completas e premiadas coleções de vinhos portugueses, o restaurante sugere um suplemento de seis vinhos, pelo valor de 75,00 euros por pessoa.

O menu completo tem o valor de 170,00 euros por pessoa, sem bebidas. O restaurante do The Yeatman está aberto exclusivamente ao jantar, com início às 19h30 e última entrada às 21h. As reservas podem ser feitas através do site

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório