Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Encontrado novo esconderijo do VIH em humanos

Uma descoberta recente apurou que o VIH escondido em reservatórios num tipo de células do sistema imunitário, conhecidas por macrófagos, do aparelho reprodutor masculino, pode regressar do seu estado inativo e voltar a atacar.

Encontrado novo esconderijo do VIH em humanos
Notícias ao Minuto

11:22 - 14/03/19 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Revolução

A descoberta surpreendente realizou-se após a análise do tecido da uretra de 20 pénis.

Os reservatórios do vírus do VIH que permanecem ocultos no organismo têm sido uma das grandes dificuldades dos médicos e cientistas ao longo das décadas para tratar e eliminar a doença.

Agora, após analisarem 20 pénis de indivíduos infetados, os investigadores descobriram que na uretra, o principal reservatório de VIH estará numas células do sistema imunitário denomiandas macrófagos e não nas células conhecidas por linfócitos T, relata um artigo científico recentemente publicado no periódico Nature Microbiology.

“Esse trabalho só foi possível porque obtivemos autorização legal/ética para trabalharmos com pénis de indivíduos que passaram por cirurgias de mudança de sexo, alguns deles infetados pelo VIH”, disse em declarações ao jornal Público Fernando Real, investigador brasileiro e um dos autores deste trabalho.

Confirmada a presença de reservatórios VIH nos macrófagos da uretra, a equipa de investigadores também confirmou que o vírus ali adormecido e escondido pode despertar do seu estado latente e desencadear a sua multiplicação.

“Descobrimos que o VIH forma reservatórios virais em macrófagos da mucosa da uretra masculina de indivíduos virologicamente suprimidos pela terapia anti-retroviral combinada, estabelecendo no macrófago o principal nicho de persistência viral na uretra”, afirmou Fernando Real.

O estudo agora publicado na Nature Microbiology abre um novo capítulo na busca de tratamentos efetivos e até da cura do VIH.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório