Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

O popular fruto mediterrânico que combate ativamente o cancro do estômago

O tomate, fruto mediterrânico extremamente popular, pode ajudar a inibir o crescimento celular quando ingerido na sua totalidade, segundo um estudo realizado na Itália.

O popular fruto mediterrânico que combate ativamente o cancro do estômago

A pesquisa sugere que o alimento pode ajudar prevenir o cancro do estômago e ajudar nas terapias convencionais.

Para efeitos daquela pesquisa, foram considerados extratos de variedades comuns, como San Marzano e Corbarino, que apresentaram a capacidade de evitar que as células cancerosas se espalhassem pelo corpo, de acordo com o jornal britânico Daily Mail.

“Os efeitos dos tomates parecem não estar relacionados a componentes específicos, como o licopeno, mas sugerem que os tomates devem ser considerados na sua totalidade”, explicou a autora do estudo Daniela Barone, do Centro de Pesquisas Oncológicas de Mercogliano.

Os investigadores analisaram extratos de tomate inteiros para verificar a sua capacidade de combater as várias características do tumor gástrico. Os cientistas descobriram que ambos os extratos (San Marzano e Corbarino) afetaram a capacidade das células cancerígenas de se espalharem e desenvolverem. Tais achados não têm somente implicações para prevenção, como também podem abrir caminho para novos tratamentos, explicam os académicos.

“Estes resultados estimulam a avaliação do uso potencial de nutrientes específicos não apenas no cenário de prevenção do cancro, mas também como uma estratégia de suporte às terapias convencionais”, disse o professor Antonio Giordano, outro autor do estudo.

A nova pesquisa foi publicada no periódico científico Journal of Cellular Physiology. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório