Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Limpeza do fogão: Cinco dicas eficazes e indispensáveis

Esfregar e esfregar ainda mais. Para muitos trata-se de uma tarefa doméstica odiada e exasperante, mas não tem de ser assim...

Limpeza do fogão: Cinco dicas eficazes e indispensáveis

Fazer a limpeza de fogão pode ser uma missão muito mais fácil do que imagina. Sim, não estamos a mentir!

Algumas dicas simples facilitam o processo e oferecem um excelente resultado.

Precaução

Certifique-se de que o fogão já não está quente antes de iniciar a limpeza. Desse modo evita acidentes e até mesmo prejuízos nos materiais, como manchas resultantes do contacto de produtos de limpeza com o calor. Além disso, também é aconselhado desligar o fogão da tomada e fechar o gás para então iniciar a limpeza do eletrodoméstico.

Parte externa e tampa

Na hora de limpar o fogão na parte externa, opte sempre por uma esponja macia com produtos de limpeza específicos para cada superfície (inox, vidro, partes esmaltadas ou cromadas). Depois da aplicação do produto passe um pano limpo e húmido para remover qualquer resíduo de sabão.

Retire as grades e as bocas do fogão

Primeiro, retire as grades e as bocas do fogão. Lave-os em água corrente com um detergente neutro para retirar bem a gordura. Se preferir, deixe também de molho em água morna, isso ajuda a remover a sujidade mais encrostada. Depois de lavar, deixe as peças secarem bem e coloque essas partes novamente no fogão.

Nada de objetos pontiagudos

Não use facas ou espátulas para retirar a sujidade da superfície do fogão, essa prática acaba por riscar as superfícies e pode até mesmo comprometer definitivamente o inox ou o vidro. Utilize sempre uma esponja ensopada em água com detergente neutro por alguns minutos sobre a crosta que pretende amolecer. 

Esponja húmida

Com o fogão já sem as grades e bocas, limpe toda a superfície com uma esponja humedecida com água morna e sabão neutro. Esfregue bem. De seguida, passe um pano húmido e macio para retirar o sabão e depois seque bem com um pano seco ou papel de cozinha. Por último, coloque as grades e as bocas do fogão onde pertencem. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório