Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

A preto e branco. Entenda o que fumar 20 cigarros por dia faz à sua visão

Fumar em excesso pode arruinar a visão e fumar 20 cigarros por dia pode tornar esses indivíduos daltónicos.

A preto e branco. Entenda o que fumar 20 cigarros por dia faz à sua visão

Os fumadores têm uma capacidade menor de diferenciar as cores, assim como uma maior dificuldade em notar contrastes e sombras, revela uma nova pesquisa norte-americana.

O estudo conduzido por investigadores da Universidade de Rutgers, em Nova Jérsia, apurou que quem fuma em demasia não tem uma grande habilidade para distinguir entre diferentes tonalidades, comparativamente a não fumadores.

De um grupo de 134 pessoas, de idades compreendidas entre os 25 e os 45 anos, 71 haviam fumado menos de 15 cigarros em toda a vida, enquanto que 63 haviam consumido mais de 20 por dia.

Os investigadores analisaram o quão bem ou não os participantes conseguiam identificar níveis de contraste e cores enquanto olhavam para um ecrã.

Os resultados constataram mudanças significativas na visão de cores dos fumadores, notando algum grau de daltonismo.

Na maioria dos casos a incapacidade de diferenciar tons ou daltonismo é genético, mas acidentes ou doenças, tais como a diabetes ou glaucoma que afetam o nervo ótico ou a retina também podem contribuir para a inabilidade de identificar as cores corretamente.

Os cientistas já sabiam que a exposição a certos químicos presentes no tabaco, nomeadamente a sulfureto de carbono e estireno, podem danificar a visão, mas ainda assim existem poucos estudos que associem o consumo excessivo de cigarros à perceção deficiente de cores.

A nova pesquisa, que foi publicada no periódico científico Psychiatry Research, indica que fumar pode causar danos nos vasos sanguíneos nos olhos, provocando assim daltonismo nos fumadores mais ávidos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório