Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Doença silenciosa: 6 sintomas de cancro na boca que jamais pode ignorar

Todas as patologias que se caraterizam pelo crescimento celular descontrolado, gerando células anormais neoplásicas e com a capacidade de invadir outros órgãos, são denominadas de tumores ou cancros.

Doença silenciosa: 6 sintomas de cancro na boca que jamais pode ignorar
Notícias ao Minuto

13:00 - 19/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Doença

O cancro da boca é a variante da doença que acomete a cavidade bucal e os lábios, segundo informações disponibilizadas no site da organização Oncoguia.

"As regiões mais afetadas são a parte posterior da língua, o assoalho bucal, as bochechas, as gengivas, o céu da boca e a região de trígono retromolar, aquela que fica atrás dos dentes molares", explica Carina Esteves Duarte, cirurgiã-dentista de pacientes oncológicos no Hospital do Coração de São Paulo (HcorOnco), no Brasil e doutora em patologia e estomatologia.

Doença silenciosa

Os sintomas do cancro da boca são geral e perigosamente subtis.

Sendo infelizmente comum que a doença seja detetada num estágio avançado, segundo Carina. "Provavelmente por ser indolor e pela falta de informação, as pessoas demoram mais para procurar um profissional", conta.

Atenção aos sintomas

Eis de acordo com a médica sete sintomas do cancro da boca que não podem ser ignorados de forma alguma:

Ferida que não cicatriza em duas semanas

É comum não dar atenção, achando que é apenas uma afta insistente, mas qualquer lesão desse tipo que não se cure após 14 dias é um sintoma de cancro.

Aumento do volume da gengiva ou da língua

Não é da natureza da gengiva ou da língua aumentar de volume sem motivo aparente. Se tal ocorrer procure de imediato um especialista

Hemorragia súbita nos lábios ou na boca

Todo sangramento deve ser investigado. "Muitos estão relacionados a lesões benignas, por isso a avaliação clínica é necessária para um melhor diagnóstico", alerta Carina. "A maioria dos sangramentos de gengiva está relacionado com gengivites e periodontites, mas isso tem que ser confirmado por um médico". A especialista destaca as placas esbranquiçadas ou avermelhadas, assim como as manchas enegrecidas, como sinais de alerta para o tumor que se forma na boca. São lesões pequenas: normalmente têm entre 0,5 cm e 1,5 cm de extensão.

Mancha branca e/ou úlcera no lábio

São sintomas de cancro específico nos lábios manchas brancas e úlceras. É importante verificar rapidamente se é uma lesão cancerígena, para iniciar o tratamento e evitar a metástase (a migração) para outras partes da boca.

Nódulos na boca e/ou no pescoço

Caroços são sintomáticos para o cancro como um todo. Quando localizados em algum lugar da boca ou do pescoço são sintomáticos de cancro bucal.

Desconforto no uso de próteses que já eram usadas

As próteses dentárias são feitas sob medida e daí devem ser confortáveis. O normal é que não cause dores e só seja trocada caso se parta ou sofra um desgaste grande com o passar dos anos. Se algo começar a provocar incómodo, deverá recorrer a um médico dentista para entender o que se passa – poderá tratar-se de um tumor em formação nessa zona que está a provocar a dor inusitada.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório