Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Tem a certeza de que sabe tomar duche? Siga estes quatro passos

Sim, há um método correto para tomar banho... acredite!

Tem a certeza de que sabe tomar duche? Siga estes quatro passos
Notícias ao Minuto

08:06 - 24/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Higiene

De certeza que já ouviu que há uma maneira correta para lavar os dentes, mas sabia que tomar duche também obedece a um método?

Os dermatologistas referem que a maioria dos indivíduos cometêm erros que impactam negativamente na sua higiene diária.

Descubra como os pode evitar:

1. Troque a esponja

A maioria dos dermatologistas não recomenda de todo o uso de esponjas de banho. Apesar, de poder ao inicio parecer uma boa adição para a rotina do duche, a verdade é que com o passar do tempo esse objeto pode armazenar células mortas e milhares de bactérias. Tal ocorre porque o popular acessório para o banho é feito a partir de material poroso e é geralmente mantido num ambiente húmido.

Todavia, se pretende continuar a usar uma esponja, tenha certifique-se de que a lava regularmente e permita que seque diariamente.

O organismo médico norte-americano Cleveland Clinic aconselha os indivíduos a não utilizarem o acessório na cara e nos genitais, acrescentando que o mesmo deve ser substituído assim que desenvolva o mínimo odor a mofo”.

2. Limite a temperatura e a duração

Por mais tentador que seja passar um longo período de tempo no duche, o ato prazeroso deve ser breve.

Entre cinco a 10 minutos é o tempo adequado, a não ser que necessite de mais alguns minutos para fazer a depilação. Cingir-se a esse espaço temporal reduz as chances de desenvolver pele seca e de sentir comichão. Os especialistas alertam que a temperatura é outro fator chave.

“A água deve estar morna – uma temperatura confortável que não seque ou irrite a derme. A água muito quente retira os óleos essenciais que compõe o tecido cutâneo”, explica Elizabeth Tanzi, dermatologista e diretora do Washington Institute of Dermatologic Laser Surgery, em declarações à Teen Vogue.

3. Não ignore o escalpe

Com que frequência deve lavar o cabelo? A resposta varia tendo como base o sebo que produz, o que por sua vez influencia o quão rápido o escalpe fica gorduroso entre as lavagens.

“Muitas vezes as pessoas negligenciam lavar o couro cabeludo de modo a não secarem os fios do cabelo. Tal pode levar a uma acumulação excessiva de óleo, que consequentemente pode provocar a escamação e vermelhidão do escalpe”, explica a dermatologista Lauren Ploch em entrevista à NBC News.

Certifique-se que esfrega bem o escalpe e a parte de trás do pescoço no inicio da nuca e não apenas o cabelo.

4. Siga sempre uma ótima rotina pós-duche

Lembre-se de secar a pele com batidas leves e gentis da toalha, como é recomendado pela Associação Norte-Americana de Dermatologia. Ao invés, o ato de esfregar pode irritar o tecido cutâneo e retirar a humidade ideal e essencial da pele.

Deve igualmente aplicar algum tipo de creme ou de loção alguns minutos após sair da banheira de modo a impedir que a pele seque e a reter a sua humidade natural. Opte por utilizar produtos livres de fragrâncias e use-os duas vezes ao dia caso tenha a pele muito seca ou esteja exposto a temperaturas extremamente baixas.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório