Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Quer emagrecer? Só tem de treinar durante alguns minutos por dia, assim

Momentos curtos e intensos de exercício são mais eficazes para emagrecer e queimar gordura, comparativamente a treinos que demoram o dobro do tempo.

Quer emagrecer? Só tem de treinar durante alguns minutos por dia, assim
Notícias ao Minuto

13:00 - 18/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Deixe arder

Praticar apenas 23 minutos treino intervalado de alta intensidade (HIIT) pode ser uma ótima atividade para quem está sempre demasiado ocupado para treinar por uma ou mais horas por dia.

Momentos breves de exercício que aumentem significativamente o batimento cardíaco propiciam a perda de peso, mais do que correr ou ir ao ginásio por uma hora, sugere um novo estudo.

Os investigadores apuraram que praticar somente 23 minutos de treino intervalado de alta intensidade é mais eficaz do que realizar 41 minutos de um outro treino convencional.

Indivíduos que praticam HIIT registaram um emagrecimento 29% maior, comparativamente a quem aderia a outros tipos de treino.

Um treino típico de HIIT envolve 30 segundos de esforço aeróbico intenso, tal como correr à velocidade máxima, andar de bicicleta, fazer burpees, seguidos por períodos de recuperação breves.

Investigadores, do Reino Unido e do Brasil, examinaram 36 estudos prévios que incluíram mais de mil indivíduos.

Ainda assim, os cientistas alertam que o HIIT não é para todos – podendo aumentar o risco de lesões ou colocar o coração sob demasiado esforço. Recomendando sobretudo aos indivíduos que padeçam de alguma condição de saúde ou mais idosos que procurem um médico antes de iniciarem a atividade de alta intensidade.

A meta-análise conclui: “O HIIT pode ser uma valiosa ferramenta no combate à obesidade já que requer pouco tempo despendido de quem a pratica e garante resultados. Ainda assim o mais importante é que os indivíduos encontrem atividades que gostem e que consigam praticar a longo prazo”.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório