Meteorologia

  • 19 ABRIL 2019
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 14º

Edição

Sete alimentos que previnem aparecimento de cancro da mama

Não só são alimentos deliciosos, como vários estudos atestam que contribuem para prevenir o aparecimento de tumores mamários.

Sete alimentos que previnem aparecimento de cancro da mama
Notícias ao Minuto

07:10 - 15/02/19 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Doenças que matam

Para a manutenção de uma ótima saúde do organismo, seguir uma dieta equilibrada com muitas frutas, verduras, legumes e grãos, é essencial.

O consumo de uma boa alimentação combate o aparecimento de vários tipos de doenças, coronárias, diabetes e inclusive de tumores, como é o caso do cancro da mama.

Segundo a nutricionista Débora La Regina, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), no Brasil, em declarações à publicação Minha Vida, mudanças na alimentação acontecem logo após a primeira consulta. "Tal acontece não porque as condições de saúde exigem tratamento especial, mas porque, na maioria das vezes, faltam nutrientes essenciais que ajudariam na prevenção desse tipo de cancro”, afirma.

Eis sete alimentos que deve incorporar já na sua dieta:

Frutas Vermelhas

"Frutas vermelhas, como framboesas e amoras, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas que retardam o crescimento de células pré-malígnas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor", explica a nutricionista Daniela Cyrulin, da Nutri & Consult, à mesma publicação.

Cenoura

Uma pesquisa realizada pela Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que a cenoura é um alimento eficaz na prevenção contra o cancro da mama. A pesquisa concluiu que consumir duas porções do vegetal todos os dias reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%.

Uvas

De acordo com Débora La Regina, estudos já revelaram que os flavonóides, presentes nas uvas, podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. A especialista alerta, entretanto, para que os fãs de vinho tinto não abusem da bebida...

Romã

Um estudo publicado na revista Cancer Prevention Research, sugere que as romãs podem ajudar na prevenção contra o cancro da mama. Os investigadores analisaram a interação dos compostos do fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogénio e fundamental para o surgimento de células cancerígenas, concluindo que o fruto inibe a sua ação.

Brócolos

"Por meio do estímulo das enzimas do corpo, o sulforano, presente nos brócolos, elimina substâncias que podem originar células cancerígenas no corpo", aponta Daniela.

Especiarias

Investigadores do Comprehensive Cancer Center, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, afirmam que especiarias, como pimenta preta e malagueta, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. O efeito benéfico dar-se-à devido aos polifenois, antioxidantes que possuem ação antinflamatória.

Soja

Soja e derivados, como leite de soja e tofu, contêm nutrientes na sua composição conhecidos por fitoestrogénio. Uma hormona semelhante ao estrogénio, produzido pelo corpo feminino a partir da adolescência, ocorrendo dessa forma uma competição entre ambos dentro do organismo. "Essa disputa interfere em enzimas importantes para o desenvolvimento de células cancerígenas", garante a nutricionista Débora La Regina. 

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório