Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Cerveja antes do vinho? Entenda como a ordem das bebidas afeta ressaca

Uma equipa de investigadores resolveu investigar se o mito que sugere que beber cerveja antes do vinho impede a ressaca.

Cerveja antes do vinho? Entenda como a ordem das bebidas afeta ressaca
Notícias ao Minuto

22:00 - 08/02/19 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Álcool

Trata-se de uma crença antiga: beber cerveja antes do vinho, mantém a ressaca à distância. Mas ao que parece não há qualquer verdade científica que suporte a inferência.

Um novo estudo liderado por investigadores das Universidades de Herdecke e de Cambridge, no Reino Unido, revelou que afinal não interessa a ordem com que consome certas bebidas alcoólicas – se consumir álcool em excesso irá sofrer na mesma com uma ressaca.

Para efeitos daquela pesquisa, 90 voluntários de idades compreendidas entre os 19 e os 40 anos foram divididos em três grupos.

Um dos grupos foi instruído para beber uns impressionantes 11 litros de cerveja, seguidos de um copo de vinho, enquanto que foi pedido ao segundo grupo para que ingerisse as mesmas bebidas e na mesma quantidade, mas na ordem inversa.

Finalmente, os voluntários pertencentes ao terceiro grupo consumiram apenas cerveja ou vinho.

Antes de irem dormir, todos os participantes beberam água, e durante a noite permaneceram sob supervisão médica.

De modo a verificar os resultados, uma semana depois, os indivíduos dos dois primeiros grupos foram sujeitos à ordem de consumo de álcool inversa.

Os resultados apurados demonstraram que nenhum dos três grupos apresentava estados de ressaca significativamente díspares, tendo em conta a ordem com que haviam ingerido determinado tipo de álcool.

Todavia, as mulheres tenderam a experienciar ressacas piores do que os homens.

Jöran Köchling, que liderou a pesquisa, disse em declarações à BBC: “Tendo como base o consumo de vinho branco ou cerveja, não detetamos qualquer fundamento de verdade na ideia que beber cerveja antes do vinho atenua a ressaca, e que o inverso a intensifica”.

“A verdade é que beber em demasia qualquer bebida alcoólica resultará muito provavelmente numa ressaca”.

“A única forma de prever o quão miserável se vai sentir na manhã seguinte depende do quão bêbedo fica e se consequentemente sofre com náuseas ou vómitos. Estes são sem dúvida alguma os sinais de alarme”, concluiu o académico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório