Sem medo. Seis dicas para manter a sua casa livre de baratas

Ser corajoso, neste caso, não deve ser motivo de orgulho... Porque sim está tudo sob controle, até ao momento em que a barata começa a voar...

Notícia

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
15/01/2019 20:00 ‧ 15/01/2019 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Higiene

O que dizer das baratas, esses insetos repulsivos que causam o pânico onde quer que surjam?

Sinónimo de sujidade, as baratas proliferam nos espaços onde aparecem e contaminam tudo o que tocam.

Infelizmente, muito dificilmente conseguirá livrar-se destas criaturas quando aparecerem, ou então será certamente uma tarefa árdua.

Mas nada tema, porque a ajuda está a caminho.

Descubra seis dicas divulgadas pelo site Mother Nature Network para eliminar esses bichos e com a sua aflição.

1. Manter a limpeza

Em algumas situações, prevenir é o melhor remédio. Com as baratas, isso pode ser aplicado também, já que, se mantiver um ambiente sempre limpo, dificilmente aparecerão. Na maioria das vezes, estes insetos são atraídos por restos de comida, principalmente gordura. Ou seja, evite acumular louça suja, conserve o chão limpo e o fogão, sem panelas usadas. Essas medidas devem ‘impedir’ que as baratas se aproximem do seu lar.

2. Mantenha os buracos tapados

Qualquer reentrância e abertura pode ser igualmente uma porta de entrada para baratas e outros insetos. Portanto, certifique-se de que não há fendas em algum lugar da casa e, se houver, tape-as. Se existir a possibilidade, por meio daqueles que possuem tampas retráteis, tente manter os ralos cobertos também.

3. Conserte os vazamentos

Outra coisa que atrai as baratas é a humidade e a água originadas por vazamentos, lavatórios húmidos ou excesso de água em vasos de plantas. Lembre-se: as baratas conseguem viver meses sem comida, mas apenas alguns dias sem água, por isso são tão atraídas por esse elemento.

4. Produza as suas próprias iscas e armadilhas caseiras

Utilize uma medida de açúcar refinado para três de ácido bórico. O doce do açúcar atrairá as baratas, enquanto o ácido vai matá-las. O composto pode causar algumas irritações, mas não é tóxico para humanos e animais. De qualquer forma, é bom evitar espalhar o pó em locais onde pode entrar em contacto com crianças ou animais de estimação. Aplique a mistura atrás e por baixo do frigorífico, no fogão, máquina de lavar louças e no lavatório.

5. Procure uma empresa especializada

Dependendo do tamanho da infestação, poderá não conseguir resolver o problema sozinho. Uma empresa especializada saberá como eliminar as malditas baratas, definindo como, onde e o que aplicar na sua casa. Uma sugestão do site Mother Nature Network é optar por equipas que utilizem “terra de diatomácea”, uma substância utilizada para vários fins, mas que é natural e mata os insetos sem o uso de elementos químicos.

6. Mate-as, simplesmente

Muitas vezes, a saída é pisar sem dó, nem piedade. Aliás, esse deve ser o recurso de muitos para matar baratas, mas há outra alternativa que dispensa a violência e o uso de inseticidas. Uma solução com um pouco de água e sabão para ser borrifada pode ser bem eficiente, já que o sabão vai sufocar as entranhas das baratas que, a exemplo da maioria dos insetos, respiram por meio da pele.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas