Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Sifílis e outras três infeções que podem ser propagadas através do beijo

Tendemos a associar as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e infeções (IST) com a prática de sexo vaginal, anal ou oral. Todavia, também é possível adoecer após beijar alguém, apesar do risco ser sem dúvida mais reduzido.

Sifílis e outras três infeções que podem ser propagadas através do beijo

Eis quatro tipos de infeções que podem ser transmitidas através do contacto boca a boca com alguém que esteja infetado.

1. Herpes

O herpes oral é provocado pelo vírus herpes simplex de tipo 1 (VHS-1).

Segundo os especialistas, trata-se da infeção mais comummente transmitida através do beijo.

Estima-se ainda que as mulheres sejam mais suscetíveis ao vírus comparativamente aos homens.

2. Gengivite

A gengivite manifesta-se através da inflamação das gengivas. As bactérias responsáveis pela inflamação podem ser potencialmente transmitidas através do contacto com saliva infetada.

“Beijar um individuo que tenha gengivite ou bactérias que causem cavidades pode fazer com que alguém que tinha previamente uma baixa concentração de bactérias ‘más’ desenvolva problemas orais”, explica o dentista norte-americano Mark Burhenne em declarações à revista TIME.

O profissional recomenda ainda a manutenção de uma ótima higiene oral (incluindo lavar os dentes duas vezes por dia e usar fio dentário) de modo a proteger-se contra vários tipos de bactérias nocivas.

3. Mononucleose

A mononucleose infecciosa, também conhecida por ‘doença do beijo’ é provocada pelo vírus Epstein-Barr. Para além do beijo, o vírus pode ser propagado através do ato de tossir, espirrar, partilhar escovas de dentes ou óculos.

Após ser infetada a pessoa pode experienciar sintomas de fadiga extrema, dores de garganta, febre, perda de apetite e o inchaço das glândulas linfáticas.

Ainda assim, condição é considerada como sendo menos contagiosa do que uma constipação e afeta sobretudo jovens entre os 15 e os 30 anos.

4. Sífilis

Apesar de as hipóteses de contrair a doença via oral serem diminutas comparativamente à sua transmissão por via de atividade sexual, existe ainda assim a possibilidade de adquirir a infeção através do beijo.

“A sífilis é uma condição altamente infeciosa, e manifesta-se inicialmente sobretudo através do aparecimento de feridas na boca”, afirma o obstetra Antonio Pizarro à mesma publicação.

As feridas são geralmente redondas e permanecem abertas, o que por sua vez ajuda a propagação da bactéria Treponema pallidum através de contacto próximo, nomeadamente do beijo.

“Em qualquer altura que há um ferimento aberto e sangue presente, teoricamente, a infeção pode ser transmitida oralmente”, alerta o médico.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório