Surpresa. Descubra o tipo de ‘exercício’ que prolonga a vida dos idosos

Especialistas sugerem que a população mais velha deve intensificar a prática de relações sexuais de modo a melhor a sua saúde e bem-estar.

Surpresa. Descubra o tipo de ‘exercício’ que prolonga vida dos idosos

© iStock

Liliana Lopes Monteiro
13/12/2018 09:00 ‧ 13/12/2018 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Intimidade

Os cientistas acreditam que não só os médicos deveriam interrogar os pacientes mais idosos acerca das suas vidas sexuais, assim como sugerir novas posições e até oferecer drogas que lidem com problemas como a impotência ou falta de libido.

Todavia, aparentemente poucos clínicos abordam a questão sobre intensificar a frequência sexual e de como essa prática contribui para o aumento da felicidade e saúde dos indivíduos – o que a longo prazo levaria inclusive a poupanças no Sistema Nacional de Saúde de inúmeros países.

Em declarações à publicação britânica The Sun, o professor e médico Lee Smith, da Universidade de Anglia Ruskin, disse: “Os profissionais de saúde deveriam reconhecer que os adultos mais idosos não são de todo assexuais e que uma vida sexual frequente e sem culpas está associada a um maior bem-estar.

“Porém, o encorajamento para experimentar novas posições e explorar tipos diferentes de atividades sexuais não é regularmente facultado”.

As declarações chegam após a divulgação de um pesquisa que examinou a intimidade de quase sete mil pessoas com mais de 65 anos.

No estudo, aqueles que desfrutavam de uma vida sexual mais ativa alcançaram níveis mais elevados de felicidade.

A investigadora Sara Jackson, da University College London, afirmou: “Encorajar os indivíduos a terem sexo numa idade mais idosa pode promover o seu bem-estar, e os benefícios abrangem não só os indivíduos, assim como a sustentabilidade dos serviços de saúde”.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas