Meteorologia

  • 15 DEZEMBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Os miúdos não estão bem. Doenças mentais nas crianças estão a crescer...

A fundadora da Childline, a renomada organização britânica que protege os direitos das crianças, refere que a presença menos prevalecente de avós, tios e tias na vida das crianças, deixa os mais novos sem ninguém com quem partilhar os seus problemas e preocupações.

Os miúdos não estão bem. Doenças mentais nas crianças estão a crescer...
Notícias ao Minuto

11:30 - 07/12/18 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Saúde mental

Esther Rantzen, jornalista e apresentadora televisiva da estação BBC, distinguida pela Rainha Isabel II da Grã-Bretanha com a distinção e título de Dama pelo seu trabalho na proteção do bem-estar das crianças, alerta que a diminuição das famílias alargadas tradicionais está a prejudicar a saúde mental das crianças.

A jornalista salienta que os mais novos têm cada vez menos pessoas da sua confiança para partilharem os seus problemas e dia a dia, sendo este um fator determinante para a infelicidade da criança e até para o desenvolvimento de condições mais graves como depressão e ansiedade.

A fundadora da Childline revela que o número de vezes que a palavra “ansiedade” é mencionada em sessões de terapia quase que duplicou de 11,706 desde há dois anos para 21,706 no ano passado.

E mais de um terço das sessões destinaram-se a crianças que sofriam de problemas mentais ou emocionais.

Durante um discurso proferido durante a gala anual da organização operacional desde 1986, a Dama Esther Rantzen disse: “As crianças precisam de ter pessoas nas suas vidas que as aceitem incondicionalmente, de modo a crescerem saudáveis e com auto-confiança”.

“As famílias têm que se questionar se os filhos têm de facto apoio emocional suficiente. Acredito que infelizmente a chamada família nuclear tornou-se isolada, e as crianças necessitam de mais”.

Rantzen alertou ainda para a pressão crescente que advém das redes sociais e sobre como a problemática das mudanças climáticas acarretará consigo num futuro breve “tempos atribulados” para as gerações mais novas.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório