Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Nove formas de reduzir o consumo de açúcar na sua dieta. Diga não

O açúcar é comummente considerado como o grande culpado da epidemia de obesidade que se vive atualmente e também da deterioração dentária de grande parte da população. Mas ainda assim, é difícil dizer que não a esta substância altamente viciante...

Nove formas de reduzir o consumo de açúcar na sua dieta. Diga não
Notícias ao Minuto

12:00 - 30/11/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

Estima-se que a maioria dos indivíduos deva reduzir o consumo de açúcar.

Segundo o Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) adultos e crianças acima do 11 aos não devem consumir mais de sete colheres de açúcar por dia. O que equivale a cerca de 25 a 30 gramas do alimento.

Todavia, os especialistas em nutrição creem que a maioria dos indivíduos consome cerca de 700 gramas de açúcar por semana (140 colheres), o que é mais do que o triplo da quantidade recomendada.

O consumo excessivo de açúcar pode causar diversos problemas de saúde, incluindo doenças do fígado, diabetes, tensão arterial elevada e doenças do coração.

Mais ainda, diminuir a ingestão daquela substância irá ajudá-lo a consumir menos calorias e como tal promover e acelerar a perda de peso.

Mas afinal, como posso reduzir o consumo de açúcar?

1. Opte por açúcares mais densos misturados com fibra, de modo a que o corpo demore mais tempo a digeri-los – desta forma irá evitar os picos de açúcar e a fome súbita que se segue.

2. Coma os alimentos na sua forma mais natural – há menos probabilidade que contenham açúcares processados.

3. Opte por sumos naturais ao invés dos engarrafados – o calor usado para eliminar as bactérias perniciosas no processo de pasteurização também remove as bactérias boas.

4. Coma com mais frequência – quando está satisfeito não sente tanta necessidade de ingerir açúcar.

5. Incorpore proteínas magras e gorduras saudáveis nas refeições – sentir-se-à mais saciado e os níveis de glucose manter-se-ão equilibrados.

6. Tome um suplemento multivitamínico de qualidade, incluindo ómega-3 e vitamina D3. Certos nutrientes também ajudam a controlar os níveis de controlo do sangue, incluindo o crómio, vitamina B3 e magnésio.

7. Durma e descanse mais – quando estamos cansados temos uma maior propensão para comer doces pela ‘falsa’ energia que fornecem.

8. Pratique exercício físico regularmente – tal irá diminuir o desejo por doces.

9. Diga não aos adoçantes artificiais – não irão reduzir a vontade de comer algo doce e são tão ou mais danosos para a saúde quanto o açúcar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório