Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Ouça o seu corpo: Estes sintomas podem ser o seu fígado a pedir ajuda

Saber interpretar certas dores ou outros sintomas é essencial para que eventuais problemas sejam corrigidos a tempo.

Ouça o seu corpo: Estes sintomas podem ser o seu fígado a pedir ajuda
Notícias ao Minuto

11:45 - 21/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dores pouco óbvias

É responsável pela produção da bílis, ajuda a transportar resíduos para os intestinos e a decompor gorduras entre muitas funções. Falamos do fígado, órgão responsável por mais de 500 funções vitais.

Tal número reflete a sua importância e a necessidade de estar nas suas perfeitas condições contra o risco de por em causa outras partes do corpo. Tal como em qualquer outro órgão, é por isso muito importante que saiba ouvi-lo. Sim, os nossos órgãos tentam comunicar quando algo não está bem, mas nem sempre sabemos como o interpretar.

No caso do fígado, apontam-se cinco sintomas a que se deve estar atento pela possibilidade de ser uma indicação de algum problema no fígado.

Inchaço abdominal: Pode ser o resultado de um almoço exagerado ou de alterações hormonais, mas pode também ser algo relacionado com o fígado, caso se confirme que o problema se deve ao aumento da pressão nos vasos sanguíneos que circundam o fígado e podem levar à acumulação de líquido no abdómen.

Aumento dos níveis de bilirrubina: É uma substância que se encontra na bílis e que se identifica pelos olhos amarelados. Tal acontece quando o fígado tem dificuldades em decompor a bilirrubina que se acumula em várias partes do corpo, como os olhos.

Constante vontade de se coçar: Não é suposto que se sinta tal desconforto, o que indica que há algum problema, que especialistas acreditam poder estar associado ao ‘sal biliar’ que advêm da má produção da bílis, que ao acumular-se em demasia pode levar à sensação de ‘picadas’ no corpo, que leva a que se coce

Dificuldade em dormir: Se a noite confunde o próprio corpo que se demonstra instável, o motivo pode advir, mais uma vez, do fígado, que não é capaz de eliminar corretamente as toxinas do corpo, o que afeta o sono

Peso acima do suposto: Acontece principalmente em adultos entre os 40 e os 50 anos de idade. Chama-se fígado gordo, uma condição em que se nota a acumulação de gordura em torno do fígado que o impede de trabalhar corretamente, bem como dificulta a perda de peso.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório