Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Bebés prematuros: Pequenos lutadores com necessidades especiais

Nasceram antes do tempo. Carecem de cuidados especiais que respondam à sua fragilidade que, no entanto, contrasta com uma força que é visível em cada bebé prematuro. Em Portugal, são cada vez mais os casos de prematuriedade: hoje, um em cada 13 bebés que nasce em território nacional é prematuro.

Bebés prematuros: Pequenos lutadores com necessidades especiais
Notícias ao Minuto

18:05 - 17/11/18 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bebé

A 17 de novembro assinala-se o Dia Mundial da Prematuridade, data em que especialistas se focam nos desafios que é preciso superar em questões que noutros casos parecem tão simples como o aleitamento materno e a mudança de fralda.

No caso da alimentação, explica a Medela que “o desenvolvimento gastrointestinal e neurológico do bebé é interrompido num nascimento prematuro, afetando a capacidade inicial do bebé para se alimentar por via oral”.

Tal leva a algumas complicações como dificuldade em produzir leite ou em coordenar o reflexo sução-deglutição-respiração – é por isso que, até que o bebé ganhe capacidade para se alimentar diretamente do peito, “as mães podem administrar-lhe pequenas quantidades de leite na boca com uma seringa ou com cotonetes de algodão embebidos de leite materno, permitindo ao bebé prematuro provar o leite, facilitar a transição para um aleitamento completo e revestir a sua boca com os componentes protetores e imunitários do leite”, explica a empresa suíça.

As situações stressantes e momentos de maior ansiedade na mulher são também problemas comuns por que passam as mães de bebés prematuros. Conhecer casos semelhantes e pedir apoio medico, é essencial.

Tal apoio é também necessário para se aprender a mudar a fralda, um momento que parece básico mas que se pode tornar num desafio quando o bebé é menor que o considerado normal, bastante mais sensível e está ligado a vários fios.

Foi por isso que a Dodot e a XXS – Associação Portuguesa de Apoio ao Bebé Prematuro uniram-se para celebrar o mês da prematuridade. Fizeram-no na passada semana num evento onde se apresentou o valor total arrecadado e doado à associação sem fins lucrativos, de 20 mil euros, e um workshop dedicado ao momento da muda da fralda, que contou com a presença de várias figuras públicas e pediatras e enfermeiras especializados nesta área.

Os 20 mil euros agora doados à associação pela Dodot resultaram da partilha de um vídeo que mostra a força destes ‘pequenos lutadores’. Ainda, a marca criou um modelo de fraldas mais pequenas, especialmente pensadas nos bebés prematuros e que serão doadas a hospitais para satisfazer as necessidades dos prematuros internados nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatais.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório