Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Quorum: Desafie o seu paladar a uma viagem gastronómica por Portugal

O chefe Tiago Emanuel Santos provou que é possível reinventar a gastronomia portuguesa apenas com produtos nacionais.

Gosta de viajar? Certamente que sim. Das últimas vezes que viajou saiu do país? Os baixos preços das companhias low-cost são uma grande ajuda, é verdade. Mas, já parou para pensar o que ainda lhe faltar conhecer neste pequeno, grande retângulo? E, porque a vida é feita de viagens já imaginou quantas vezes vai ao supermercado e nem repara na origem dos produtos que está a comprar? E quantas vezes pensamos que um produto serve única e exclusivamente para um fim?

Já se perdeu pela nota introdutória? Não se preocupe, porque a ‘bússola’ deste artigo é ‘servida’ pelo chefe Tiago Santos, o novo chefe da cozinha do Quorum, alguém que serve uma experiência gastronómica diferente e irrepetível. Uma cozinha de alto gabarito que não necessita de ter foie gras ou filet mignon para ser um restaurante premium.

E a diferença está aqui: em usar produtos ditos banais como por exemplo a batata, a cebola, o carapau, as laranjas ou as cenouras e potenciá-los ao máximo, uma vez que o segredo não está no preço dos alimentos, mas na forma como o cozinhamos.

Na prática, traduz-se na recuperação e pesquisa de ingredientes portugueses, catalogação de diferentes tipos de feijão, de grão e de arroz, equações para chegar aos pontos de cozedura perfeitos e estudos para saber como valorizar as partes menos nobres dos animais e no conhecimento da sua proveniência.

Num espaço intimista, com capacidade para poucas pessoas, e onde se destaca uma luz baixa, com música ambiente, o cliente perde-se facilmente entre duas a três horas a degustar o Menú viagem a Portugal (69 euros), uma entre outras hipóteses, que lhe permite viajar por sete momentos distintos, com derivações de sabor completamente diferentes, num reino onde cabe peixe, carne, sobremesas.... Tudo com um toque mágico do chefe Tiago Emanuel Santos.

É assim que, de um menu que reúne muitas sinergias, se destacam o ovo de tomatada, o pão com chouriço transmontano, o peixe chaputa com batata e cebola, o coelho bravo com batatas selvagens, e se tiver a sorte de provar o pão-de-ó de landal será certamente um felizardo pela maneira inovadora como será servida esta pequena ‘viagem’ até ao reino dos ovos e do açúcar. Terá ainda a possibilidade de acrescentar uma carta de vinhos recomendada pelo chefe.

Se ficou com dúvidas sobre uma possível ida ao Quorum o melhor mesmo é espreitar a fotogaleria que segue acima.

Informações importantes a reter:

Morada: Rua do Alecrim, 30B, Lisboa

Horário: Quarta a sábado: 12h00 - 15h00; Terça a sábado: 19h00 - 20h00.

Contacto: 216 040 375

Preço médio: 120 euros para duas pessoas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório