Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Sim, há bactérias no seu duche. Quantas vezes desinfeta o chuveiro?

As bactérias não afetam todos os seres vivos da mesma forma e nem toda as bactérias são prejudiciais ao ser humano. Mas entre as inofensivas e as mais perigosas, não há chuveiro que esteja livre de acumulação de bactérias.

Sim, há bactérias no seu duche. Quantas vezes desinfeta o chuveiro?
Notícias ao Minuto

10:30 - 06/11/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Bactéria

Liga a torneira e deixa a água correr sobre si mesmo. O momento é relaxante após um logo dia de trabalho… até ler este artigo e perceber que juntamente com a água, incontáveis bactérias podem estar a cair sobre o seu corpo (dentro da boca inclusive).

Tal é comprovado por um estudo avançado pela Universidade do Colorado que analisou a presença de seres vivos no chuveiro de uma amostra que incluía os Estados Unidos e a Europa e de onde se concluiu que a presença é em grande número e pode levar a infeções.

Foi na Califórnia, Nova Iorque e Florida que mais se apontou a presença de microbactérias não-tuberculosas, locais estes onde é grande a incidência de doenças de fígado – daqui, cientistas supõem a relação.

Apesar de se apontar a maior prevalência em tais zonas, nenhum caso está completamente seguro e por isso importa conhecer algumas especificações. Os autores do estudo de que se fala apontam que a acumulação de bactérias é tanto maior nos casos de chuveiros de metal.

O tratamento da água que é feito é também relevante pois nos casos em que a água é tratada com cloro, elimina-se apenas algumas bactérias, mas não a microbactéria não-tuberculosa que mais se aponta como prejudicial.

Contra qualquer risco, o melhor a fazer será aumentar a frequência com que limpa o seu duche e banheira, se esquecer o chuveiro, que deve ser desinfetado com vinagre, por atuar bastante bem contra diversos tipos de microbactérias.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório