Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 26º

Não, o pão não é o inimigo da alimentação saudável. Damos-lhe oito provas

A 16 de outubro celebra-se o Dia Mundial da Alimentação. Curiosamente a data de hoje marca também o Dia Mundial do Pão, um tema que, contra certas ideias preconcebidas, vale a pena esclarecer.

Não, o pão não é o inimigo da alimentação saudável. Damos-lhe oito provas
Notícias ao Minuto

08:30 - 16/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Dia Mundial

Não falha à mesa dos portugueses que fazem deste o alimento imprescindível para o pequeno-almoço, lanche, por vezes ceia, e mesmo a acompanhar as principais refeições de almoço e jantar. Se é certo que, quando comido em exagero ou escolhido as opções menos saudáveis, o pão traz desvantagens como uma alimentação pouco variada e com demasiado aporte calórico, o lado oposto também deve ser evitado – o de restringir por completo este alimento quando o objetivo é seguir uma alimentação mais saudável ou mesmo fazer uma dieta mais restrita com o foco na perda de peso.

Pelo contrário, o pão deve fazer parte de uma alimentação equilibrada e quem o defende é a Fundação Portuguesa de Cardiologia que vê este alimento como fonte essencial para que se cuide do coração. “Adaptado aos nossos gostos individuais mas também às nossas necessidades físicas ou restrições, este é um alimento que olha pelo nosso coração”, aponta esta associação que alerta para a necessidade de se atentar às quantidades ingeridas, tipo de pão escolhido bem como os ingredientes escolhidos para completar este lanche, aspetos que irão depender da rotina e estilo de vida de cada um que obrigam a um maior ou menos desgaste calórico.

Também a Associação Portuguesa de Nutrição tem uma palavra a dizer sobre o tema, e é esta entidade que aponta que a escolha certa do pão, que pode ser comido a várias alturas do dia, permite garantir que a cada dia consome fibra, que é essencial ao bom funcionamento do organismo, nomeadamente dos intestinos, bem como vitaminas e minerais e hidratos de carbono complexos, que promovem energia e deixam-no saciado por bastante tempo, além de ser um alimento baixo em teor de sal. No fundo, e preferindo os pães integrais e com sementes, por serem os mais ricos em fibra e melhores fontes de hidratos de carbono complexo, o que frequentemente acontece é que a escolha de ingredientes a colocar no interior do pão são os principais responsáveis por este ser visto como pouco saudável.

Além deste lado nutricional, as vantagens do pão passam também pelo lado mais prático a começar pelo preço, que é bastante acessível, a sua fácil disponibilidade para toda a população, a grande variedade de opções por que escolher (mesmo dentro dos saudáveis) e a sua praticidade, que permitem que um lanche completo e nutritivo seja feito em ‘qualquer’ lugar.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório