Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Entenda o que é o 'blackout' alcoólico e por que é tão perigoso (atenção)

Infelizmente trata-se de uma experiência que já muitos vivenciaram – uma noite de copos que deixa poucas memórias no dia seguinte. E você já teve um ‘blackout’ ou um ‘apagão’?

Entenda o que é o 'blackout' alcoólico e por que é tão perigoso (atenção)
Notícias ao Minuto

11:30 - 08/10/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Perigo

De acordo com uma reportagem partilhada pela BBC News, a amnésia provocada pelo excesso de álcool ocorre quando o cérebro se torna incapaz de registar os eventos experienciados durante a bebedeira.

Tal acontece, porque os circuitos do hipocampo – área do cérebro que tem um papel crucial em consolidar as memórias do quotidiano – são inibidos pelo álcool, explica o Instituto Nacional de Abuso do Álcool e de Alcoolismo dos EUA (NIAAA).

Por sua vez, esse processo resulta em falhas no sistema de registo cerebral.

Há dois tipos de ‘blackouts’ ou de ‘apagões’. O mais comum, chamado ‘blackout’ fragmentado, acontece quando um indivíduo retém pedaços dispersos de memória, embora tenha se esquecido de alguns detalhes do que aconteceu enquanto estava embriagado. Por exemplo, essa pessoa talvez se recorde de ter bebido alguns cocktails ou shots, mas não de quem pagou a conta. Nesses casos, os especialistas afirmam que um esforço de memória muitas vezes ajuda a recordar os detalhes ausentes.

Já o segundo tipo, trata-se do ‘blackout’ total, ou ‘en bloc’: uma amnésia severa que abrange um período de diversas horas. Geralmente é difícil lembrar o que aconteceu, porque essa informação não chegou a ser registada de todo pelo cérebro.

É comum?

Os ‘blackouts’ fragmentados são bastante comuns, especialmente entre jovens consumidores de álcool, apontam vários estudos.

"Entre 30% e 50% dos jovens adultos que bebem de fato relatam ter tido alguma experiência de ‘apagão’ relacionado ao consumo de álcool", diz Kate Carey, professora de ciências sociais e comportamentais na Universidade Brown, nos EUA.

Esse efeito entra em ação quando a concentração de álcool no sangue sobe abruptamente e alcança níveis elevados – comummente quando se consome muito álcool em pouco tempo ou quando se bebe de estômago vazio.

Segundo a NIAAA, as mulheres são mais vulneráveis: "elas têm maior propensão a beber com o estômago vazio do que os homens e tendem a ingerir bebidas com maior concentração de álcool do que cerveja, como cocktails, shots e vinho", diz a organização.

Sinais

Carey explica que não há necessariamente sinais visíveis de que uma pessoa esteja em processo de ‘blackout’ alcóolico.

Como as nossas funções básicas de curto prazo se mantêm ativas a despeito da intoxicação por álcool, é possível que a pessoa esteja acordada e ativa, mas que se não vá lembrar das coisas posteriormente.

No entanto, algumas pessoas de fato mostram sinais de risco: ficam distraídas e incapazes de dar continuidade a uma conversa, por exemplo.

Consequências perigosas

Segundo os American Addiction Centers (centros de combate a vícios nos EUA), esse aumento do nível do álcool no sangue leva as pessoas a comportamentos de risco, já que a sua capacidade decisória fica comprometida.

Além da perda de memória, a ocorrência constante de ‘blackouts’ pode indicar que a pessoa tem um problema de saúde grave com a bebida, nomeadamente que sofre de alcoolismo.

O Lifestyle ao Minuto já está no Instagram! Siga aqui a nova página

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório