Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Não se perca. Numa dieta vegetariana, estes são os quatro pontos chave

Numa altura em que se promove a alimentação livre de animais, o dia de ontem, em que se celebrou o vegetarianismo, ganhou um destaque que pode ter inspirado alguns a optar por este regime. Se é o seu caso, comece por se focar nestes que são os pontos de partida.

Não se perca. Numa dieta vegetariana, estes são os quatro pontos chave
Notícias ao Minuto

08:45 - 02/10/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Vegetarianos

Se conseguir uma alimentação igualmente variada e completa, o vegetarianismo pode ser bastante benéfico para a sua saúde. Há uma maior tendência para se optar por frutas e vegetais, ajuda-se a reduzir a emissão de CO2, que é bastante grande no processo de produção de carne de vaca e não só e sim, é possível o ser humano viver sem carne ou peixe.

Sem falar das questões éticas que também se associam a este tipo de alimentação, por vezes torna-se difícil saber por onde começar quando a vontade é mudar os hábitos alimentares. Para o ajudar, apontamos quatro grandes grupos que não lhe podem faltar.

Proteína: comecemos por aquele que poderá ser visto como mais difícil. A proteína é, para muitos, automaticamente associada a peixe ou carne, e a sua falta aquando de uma alimentação vegetariana pode levar a carência de nutrientes. Contra isso, a mudança alimentar deve começar por uma vasta pesquisa por proteínas alternativas que vão desde o feijão aos cogumelos, entre tantos outros.

Cálcio: numa dieta vegan este aspeto é ainda mais difícil já que ara os vegetarianos se mantém o consumo de produtos de origem animal como o leite, ou iogurte. Ainda assim, o cálcio pode ser encontrado nos brócolos, soja ou tofu.

Ferro: É conseguido através de proteína animal, mas as opções vegetais garantem a mesma absorção de ferro, garante o Consumers Report. Sem ferro, o organismo pode sofrer com anemia, por isso, há que preveni-la através de fontes como lentilhas, rebentos de soja ou laranja.

Vitamian B12: Outro essencial, esta vitamina garante o bom funcionamento do sistema nervoso e o seu aporte é garantido nos cereais ou alternativas de carne como o tempeh, um fungo fermentado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório