Meteorologia

  • 19 OUTUBRO 2019
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 19º

Edição

Não se perca. Numa dieta vegetariana, estes são os quatro pontos chave

Numa altura em que se promove a alimentação livre de animais, o dia de ontem, em que se celebrou o vegetarianismo, ganhou um destaque que pode ter inspirado alguns a optar por este regime. Se é o seu caso, comece por se focar nestes que são os pontos de partida.

Não se perca. Numa dieta vegetariana, estes são os quatro pontos chave

Se conseguir uma alimentação igualmente variada e completa, o vegetarianismo pode ser bastante benéfico para a sua saúde. Há uma maior tendência para se optar por frutas e vegetais, ajuda-se a reduzir a emissão de CO2, que é bastante grande no processo de produção de carne de vaca e não só e sim, é possível o ser humano viver sem carne ou peixe.

Sem falar das questões éticas que também se associam a este tipo de alimentação, por vezes torna-se difícil saber por onde começar quando a vontade é mudar os hábitos alimentares. Para o ajudar, apontamos quatro grandes grupos que não lhe podem faltar.

Proteína: comecemos por aquele que poderá ser visto como mais difícil. A proteína é, para muitos, automaticamente associada a peixe ou carne, e a sua falta aquando de uma alimentação vegetariana pode levar a carência de nutrientes. Contra isso, a mudança alimentar deve começar por uma vasta pesquisa por proteínas alternativas que vão desde o feijão aos cogumelos, entre tantos outros.

Cálcio: numa dieta vegan este aspeto é ainda mais difícil já que ara os vegetarianos se mantém o consumo de produtos de origem animal como o leite, ou iogurte. Ainda assim, o cálcio pode ser encontrado nos brócolos, soja ou tofu.

Ferro: É conseguido através de proteína animal, mas as opções vegetais garantem a mesma absorção de ferro, garante o Consumers Report. Sem ferro, o organismo pode sofrer com anemia, por isso, há que preveni-la através de fontes como lentilhas, rebentos de soja ou laranja.

Vitamian B12: Outro essencial, esta vitamina garante o bom funcionamento do sistema nervoso e o seu aporte é garantido nos cereais ou alternativas de carne como o tempeh, um fungo fermentado.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório