Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Seis curiosidades que deve conhecer sobre o ‘segundo cérebro’

Estamos a falar do intestino, que é autónomo e atua de forma bem mais relevante para todo o organismo do que possa imaginar.

Seis curiosidades que deve conhecer sobre o ‘segundo cérebro’
Notícias ao Minuto

23:00 - 27/09/18 por Mariana Botelho

Lifestyle Intestino

Nem sempre ouvimos o nosso corpo, nomeadamente no que diz respeito ao que se passa nos intestinos já que aquando de alguma dor de barriga ou desconforto, o problema é ignorado com um ‘deve ser algo que comi’.

Possivelmente foi, mas tal não significa que não deva atentar ao problema. Mais: outros casos de mau estar, que não associe de imediato aos intestinos, podem na verdade advir daí mesmo. Este órgão, que tem atuação independente dos restantes sistemas e conta com inúmeros neurónios, é chamado de segundo cérebro pela sua capacidade de atuação independente que chega a vários níveis do corpo humano.

Para o entender, foram agregadas seis curiosidades que explicam o intestino humano:

Tem o seu próprio sistema nervoso: Porque atua de forma independente ao do sistema nervoso humano, a BBC diz que o intestino tem o seu próprio sistema nervoso, ou seja, atua sem que tenha de enviar ou receber mensagens do cérebro, apesar desta atuação independente, os sistemas comunicam-se entre si, é por isso que uma situação de grande stress pode levar ao sintoma de mau funcionamento intestinal.

Grande parte do sistema imunológico está no intestino: 70% das células deste sistema, para se ser preciso. É por isso que um intestino saudável é essencial para que se previnam doenças.

Metade das fezes são constituídas por bactérias: Esta é uma forma de o próprio corpo expulsar estes corpos.

O microbioma intestinal deve ser o mais diversificado possível: Por microbioma entenda-se ambiente intestinal que é composto por micróbios de diversos tipos. Será tão mais variado quão mais variada for a dieta, e é com esta variedade que se garante que o microbioma absorve o máximo de nutrientes possíveis.

O intestino relaciona-se com o estado psicológico: Se estiver nervoso ou de mau humor, o intestino vai se ressentir. Posto isto, evitar o stress através de meditação ou qualquer outro meio é uma forma de garantir um intestino saudável

O psicológico afeta a forma como o intestino recebe os alimentos: Se por alguma razão se ressente em relação a determinado alimento, é possível que o intestino não o receba da melhor maneira e que o corpo desenvolva algum sintoma físico. Assim se prova que também o intestino conta com neurónios, dizem os especialistas.

Siga também Lifestyle ao Minuto no Instagram:

Ver esta publicação no Instagram

Sofre de mau hálito? Coma esta popular especiaria e acabe de vez com o problema. Saiba qual em Lifestyle ao Minuto. #noticiasaominuto #lifestyleaominuto #spice #especiaria #mauhalito #badbreath #ginger #alimentacaosaudavel #alimentacao #comer #comerparaviverbem #bemestar Foto iStock

Uma publicação partilhada por Lifestyle ao Minuto (@lifestyleaominuto) a 27 de Set, 2018 às 6:55 PDT

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório