Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Corrida e caminhada vital contra o AVC volta a percorrer as ruas de Braga

Na véspera do Dia Mundial do AVC, a Corrida e Caminhada Vital Contra o AVC volta a percorrer as ruas de Braga, com partida na Avenida Central, pelas 10 horas do dia 28 de outubro, domingo.

Corrida e caminhada vital contra o AVC volta a percorrer as ruas de Braga
Notícias ao Minuto

16:00 - 21/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Prevenção

A iniciativa desportiva acontece pelo 5.º ano consecutivo, premiando os vencedores do 1.º lugar da corrida, masculino e feminino, com uma inscrição na Maratona de Madrid e respetiva viagem de avião. Trata-se de uma iniciativa conjunta do Hospital de Braga, da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC), da Câmara Municipal de Braga, do NEMUM (Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho) e da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar.

Já estão abertas as inscrições para a corrida/caminhada que todos os anos sensibiliza a população para a doença que representa a primeira causa de mortalidade e incapacidade permante no nosso País.

São 9km a correr ou 3km a caminhar, ambos com partida e chegada na Avenida Central de Braga, contemplando também uma ação de avaliação dos principais fatores de risco cerebral, assinalando o Dia Mundial do AVC. 'A Corrida e Caminhada Vital' Contra o AVC volta a lembrar que para além de tratável, o AVC é prevenível através da adoção de estilos de vida saudáveis, que incluam a prática regular de atividade física.

Conforme explica a médica Carla Ferreira, médica neurologista do Hospital de Braga, “a prática de exercício físico é a atividade mais simples e eficaz na prevenção do aparecimento dos fatores de risco vascular, no seu controlo e na prevenção primária e secundária do AVC, daí a sua importância e a sua seleção para comemorar esta data”.

“Este evento inclui uma corrida, para os mais atléticos, uma caminhada onde poderá participar com toda a família, sem esquecer o rastreio de fatores de risco e a divulgação de informações sobre o AVC”, continua a especialista. “Realiza-se no centro da cidade de Braga, indo ao encontro de uma cada vez maior vontade de participação na vida em comunidade, de uma forma saudável, por parte dos seus habitantes. Ao trazer a SPAVC a esta cidade, transmite-lhes o reconhecimento pelo seu papel na luta contra o AVC”, acrescenta.

Correr contra o AVC tem este ano um atrativo suplementar para os amantes das maratonas. Nesta 5.ª edição a organização distingue os que conquistarem o primeiro lugar das categorias feminina e masculina com uma inscrição na Maratona de Madrid, a decorrer em abril de 2019, e a respetiva viagem de ida e volta de avião.

Este evento, que alia desporto, hábitos de vida saudável e prevenção em saúde, é uma organização conjunta do Hospital de Braga, da Sociedade Portuguesa do AVC, da Câmara Municipal de Braga, do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho e da Associação Nacional de Unidades de Saúde Familiar, que se junta a esta organização pela primeira vez este ano.

Sabendo que, por hora, três portugueses sofrem um AVC, um dos quais não sobrevive e, dos restantes, metade ficará com sequelas incapacitantes, a organização da iniciativa deixa o apelo numa mensagem final: “Pela vossa saúde, venham correr e caminhar contra o AVC!”.

Inscreva-se aqui até ao dia 19 de outubro. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório