Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Saiba quantas calorias queima (apenas) a pensar, a ciência responde

Está sentado à secretária a responder a emails, a resolver situações urgentes e a executar tarefas exigentes e pergunta-se - ‘Será que pensar ajuda a queimar calorias?’, pois queima sim. Saiba quantas.

Saiba quantas calorias queima (apenas) a pensar, a ciência responde
Notícias ao Minuto

11:00 - 21/09/18 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Queime neurónios

"A resposta é sim" diz o professor de psicologia e de neurociência Ewan McNay, docente na Universidade de Albany, nos Estados Unidos, em declarações à revista TIME.

O cérebro tal como qualquer outra parte do corpo usa exclusivamente o açúcar da glucose para funcionar, e atividades cognitivas extenuantes requerem mais glucose comparativamente às mais corriqueiras, explica McNay, que estuda o modo como o cérebro usa energia para realizar tarefas.

Por exemplo, durante uma tarefa difícil de memorização, as partes do cérebro que envolvem a formação da memória consomem mais energia, relativamente a outras áreas da mente.

“Queima de facto mais energia durante uma tarefa cognitiva intensa, do que quando está por exemplo sentado no sofá a ver a telenovela”, afirma.

O professor Marcus Raichle, docente na Universidade de Washington de Medicina em St Louis, refere à mesma publicação: “Como órgão consumidor de energia, o cérebro é o órgão mais valioso que transportamos connosco”. Enquanto que o cérebro representa apenas 2% do peso total de um individuo, é responsável por 20% do uso de energia do corpo.

O que significa que durante um dia inteiro, em média, as pessoas queimam cercam de 320 calorias apenas para pensarem.

Tanto McNay como Raichle sublinham que diferentes estados mentais e tarefas podem ainda afetar a forma como o cérebro consome energia. “Se examinássemos o cérebro com um sensor e analisássemos o que se passa o cérebro enquanto vê televisão ou enquanto faz palavras cruzadas, seria aparente que a atividade cerebral iria ser diferente de uma tarefa para a outra, e que na segunda em questão estaria a usar e a gastar mais energia”, salienta Raichle.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório