O álcool afeta homens e mulheres de maneira diferente. Quem sofre mais?

O consumo de álcool em excesso afeta qualquer ser humano. Contudo, os riscos que tal hábito traz ao corpo são diferentes aos géneros e é a mulher quem se expõe a mais riscos.

Notícia

© iStock

Mariana Botelho
12/09/2018 08:45 ‧ 12/09/2018 por Mariana Botelho

Lifestyle

Diferenças de sexos

Bebidas alcoólicas: eis um tema ambíguo para a ciência que num estudo aponta que, em doses moderadas, o álcool é benéfico e noutro, que qualquer consumo de bebidas alcoólicas é prejudicial e deve ao máximo ser evitado.

Apesar disso, parece não haver opiniões opostas sobre as investigações que alegam ser as mulheres quem mais sofrem com o consumo de álcool.

Entre os principais riscos associados a tal prática, aponta-se o de cancro da mama, cujo risco pode aumentar apenas com o consumo de um copo por dia, segundo aponta o instituto americano de pesquisa sobre o cancro e confirma outro estudo, que se ficou nos casos das mulheres americanas e africanas.

Todavia, em ambas as pesquisas a análise baseia-se na comparação entre indivíduos que bebem e que não bebem e nem sempre se tem em consideração outros aspetos do estilo de vida de cada um como fumar ou praticar exercício físico – aspetos relevantes quando se analisa este tipo de cancro.

Ainda assim, além do cancro da mama há outras doenças em que se comparam os riscos associados a cada género, nomeadamente a danificação do fígado e cérebro que advém do consumo de álcool e é mais grave nas mulheres.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas